Estadão (Blog) – A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) fechou parceria com a agência de fomento norte-americana USTDA para o financiamento de um estudo de viabilidade que pretende integrar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação da empresa de transporte ferroviário do Estado de São Paulo. O acordo, no valor de US$ 726,6 mil, ajudará no processo de transformação digital da CPTM sem que a companhia tenha de desembolsar valores para executar essa fase do projeto.
A parceria nasceu em 2018, quando a CPTM fez uma visita técnica nos Estados Unidos para conhecer empresas da cadeia de transportes sobre trilhos. A companhia paulista enviou alguns projetos para avaliação da USTDA, que aprovou o financiamento para o estudo, a ser feito por uma consultoria norte-americana, após concorrência. O montante não passará pelo caixa da CPTM, nem se trata de um empréstimo, uma vez que a empresa responsável pelo estudo é norte-americana, o que é bom para a cadeia produtiva dos EUA.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Trata-se do único projeto voltado para empresas de transporte que a USTDA está financiando. O estudo ajudará a CPTM na incorporação de análises de big data, inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT), o que deve auxiliar na implantação de medidas como redução do intervalo médio entre os trens, identificação de riscos e potenciais atrasos a tempo de evitá-los, criação de novas estratégias operacionais e a diminuição do consumo de energia.
Seja o primeiro a comentar