A Tarde (Coluna) (BA) – A urgência nos investimentos para melhoria das ferrovias baianas foi unanimidade em encontro presencial realizado entre os representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e diretores da Valec Engenharia, empresa pública vinculada ao Ministério da Infraestrutura.
A reunião destacou a importância da construção e exploração da infraestrutura ferroviária no Brasil, destacando-se a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), sem a qual torna-se inviável o escoamento da produção de minério em território baiano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CPBM), Antonio Carlos Tramm, esteve presente ao encontro realizado na sede do Senai Cimatec, contando também com a presença do vice-governador e secretário de Planejamento, João Leão.
O superintendente da Fieb, Vladson Menezes, destacou a proximidade da data de vencimento da concessão da outorga da ferrovia centro atlântica e defendeu a necessidade de planejamento para execução de obras de expansão e melhorias nos trechos na Bahia nos cinco primeiros anos de renovação, caso se confirme.
– A carga transportada pela ferrovia vem caindo ao longo dos anos. A Bahia tem um terço da malha e cerca de 5% da carga, mas existe potencial para transporte de carga. Para que este potencial seja atingido, é necessário um conjunto de investimentos nas três linhas aqui no estado logo no início do processo de renovação, se isso vier a acontecer – destacou Menezes.
Entre os investimentos apontados pelo superintendente da Fieb estão a recuperação da linha Sul; um traçado alternativo a fim de evitar a demora no transporte da ponte entre Cachoeira e São Félix; e a construção da variante ferroviária para ligar o Polo Industrial de Camaçari ao Porto de Aratu.
“O impeachment é uma solução extrema. A Presidência da Câmara (…) deve sopesar cuidadosamente os aspectos jurídicos e político institucionais envolvidos. O tempo dessa decisão não é objeto de norma legal”
Arthur Lira, presidente da Câmara, negando ao STF haver omissão na análise do impeachment de Bolsonaro
Concurso de causos em vídeo
Um inusitado concurso de contação de histórias inverídicas vai movimentar a criatividade de interessados em participar do campeonato de vídeos Prosa de Porteira, com inscrições gratuitas até o dia 30 de outubro pelo portal do sistema Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária/Senar. Os melhores ‘causos’ serão premiados, tendo o limite máximo de dois minutos, além de outros requisitos no regulamento disponível no site www.prosadeporteira.com.br/concurso. Segundo os idealizadores, o objetivo é dar plena visibilidade às famosas criações de histórias, muito comuns na mão de obra da zona rural, desde a fantasia de aparições sobrenaturais até os enredos nada comuns envolvendo situações literalmente de outros mundos.
Gestão do patrimônio
A Secretaria da Administração (Saeb) acaba de lançar um aplicativo que vai modernizar o controle e o gerenciamento dos bens permanentes do Estado. O Siap Mobile pode ser baixado em um aparelho celular ou tablet para a conferência de bens públicos dos órgãos estaduais.
Antes o levantamento de bens (móveis, equipamentos, máquinas, etc.) era feito de forma manual ou através de leitores ópticos, que faziam a leitura do código de barra das plaquetas de tombamento.
A inovação é resultado de um trabalho que envolveu unidades da Saeb e da Prodeb, e coloca em prática uma das diretrizes do Governo baiano, que trabalha numa agenda de transformação digital na oferta de serviços públicos para o cidadão.
POUCAS & BOAS
Termina hoje o Curso de Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), que celebra os 15 anos de atuação no campus de Cachoeira. A programação de hoje terá, às 15h, a mesa redonda ‘Museologia: desafios da formação e da atuação profissional no Recôncavo’. Aberto ontem, o evento reúne estudantes, professores e egressos, além de convidados externos, através de uma realização do Colegiado de Museologia e do Coletivo Acadêmico de Museologia.
Em Barreiras acontece hoje o evento virtual ‘Professoras e a arte da escrita’, com Adilma Vilela, Nadir Xavier de Andrade e Marcia Rasia. Com início às 18h, o debate será mediado por Ananda Lima, com transmissão pelo seu canal do Youtube.
Fonte: https://atarde.uol.com.br/coluna/tempopresente/2197338-gestores-querem-investir-em-ferrovias-premium
Seja o primeiro a comentar