As renovações antecipadas dos contratos das ferrovias e os projetos de novas concessões ferroviárias foram os temas centrais da conversa que a Revista Ferroviária teve com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, na última sexta-feira, dia 10. A edição do Webinar nos Trilhos contou com a moderação da editora da Revista Ferroviária, Bianca Rocha, e participação da diretora de Redação da RF, Regina Perez.
O Webinar nos Trilhos faz parte das comemorações dos 80 anos da Revista Ferroviária, que contam com o patrocínio da Loram do Brasil, da Cavan, da Plasser & Theurer e Plasser do Brasil.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Apoie o jornalismo ferroviário. Cadastre-se em nossa newsletter diária e nos siga nas redes (Facebook, Instagram, LinkedIn e Youtube).
Clique aqui para assistir ao webinar na íntegra.
Destacamos algumas declarações do ministro durante o encontro:
Renovação das ferrovias da Vale
”Parte da outorga será aplicada em investimento cruzado para a construção da Fico e do ramal de Cariacica a Anchieta. A Vale também ficará responsável pela elaboração do projeto do trecho completo da EF 118, de Vitória ao Rio. O que deve sobrar de outorga livre será perto de R$ 2 bilhões, que poderão ser aplicados também na compra de insumos para a Valec, como trilhos para as obras da Fiol II, e também nas obras da Transnordestina”.
”Vale vai construir ramal Cariacica-Anchieta, que deverá ser atribuída à própria concessão da EFVM. A Fico também será construída pela Vale, que ao final, transfere o empreendimento para licitação pelo governo. ”
”TCU abriu portas para o diálogo. Estamos na reta final, acredito que em 30 ou 45 dias teremos uma deliberação por parte do Tribunal”.
Renovação MRS
”Acreditamos que seja um processo mais simples, é uma ferrovia eficiente, com um plano de investimentos fácil de caracterizar a vantajosidade”.
”Entre Ferroanel e segregação das linhas de carga, fizemos opção pela segregação, que traz o mesmo ganho de carga, elimina o conflito ferrovia-cidade, mas com menos capex”.
Renovação FCA
”Cenário mudou, temos uma proposta mais consistente. Estou mais satisfeito e esperançoso. Analisamos o uso da outorga para a construção da Fiol III. A renovação também pode prever intervenções em trechos importantes como Brasília-Luziânia, para reativar transporte de passageiros, além de recursos em 73 municípios, para melhorar a segurança”.
Novas concessões
”Ainda está em análise a estruturação da Fiol III, se vai até Mara Rosa (GO) ao encontro da Fico, ou se mantém em Figueirópolis (TO). Mas a ideia é estruturar uma concessão dos trechos Fico, Fiol II e Fiol III”.
Seja o primeiro a comentar