Campo Grande News – A presença do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad (PSD) e comitiva no Paraguai entre amanhã e quinta quer mostrar as potencialidades da cidade para se transformar na capital da Rila (Rota de Integração Latino-Americana), a conhecida Rota Bioceânica que vai interligar o Brasil, desde São Paulo até a cidade paraguaia de Concepción.
Em reunião nesta tarde, o município apresentou o que deve mostrar ao governo do Paraguai, com a expectativa de que com a Medida Provisória do Marco Legal das ferrovias – 1.065 de agosto de 2021 – haja investimento privado para a construção da linha férrea entre Campo Grande e Ponta Porã.
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O investimento, caso efetivado por alguma empresa, vai propiciar a ligação com a ferrovia que será construída no país vizinho, entre Pedro Juan Caballero e Concepción, ao custo previsto de US$ 490 milhões.
“Essa viagem está sendo planejada há meses. Uma comitiva comandada pelo prefeito Marquinhos e pela vice-prefeita Adriane vão, acompanhados de prefeitos do interior e empresários, fazer essa visita para dar um primeiro passo para consolidar Campo Grande como capital da Rota de Integração Latino-Americana”, afirmou o secretário Rodrigo Terra, da Sedagro (Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio).
Segundo a prefeitura, com a efetivação dessa ligação ferroviária entre os países, vai fomentar um novo traçado para escoação de produtos dos vários setores – indústria, comércio, turismo –, cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de ampliação das relações comerciais.
As vantagens já previstas com a Rila, são a redução do tempo, custo e distância entre os produtos de exportação e seus destinos, que são 10. Desses, sete podem ser acessados pela Rota Bioceânica. Os principais produtos exportados são soja, milho, carne bovina e celulose.
Bom Dia !! Um detalhe não comentado na reportagem ja existe uma linha ferréa entre Campo Grande até Ponta Porã (totalmente Abandonada pela concessionária desde o tempo da Privatização).. O leito e faixa de dominio já estão lá ,pertencem a União Federal, pois faizam oarte da antiga RFFSA Superintendencia de Bauru. Bastará efetuar correçoes, e melhorias na via Permanente (VP), pronto sem maiores gastos. Mas para isso de tornar comercialmente e financeiramente viável, se faz necessaário a reativação do trecho todo entre Corumbá até Mairinque -Porto der Santos. Algo que poderá se concretizar assim que o trecho entrar em Novo Leilão,haja visto que atual Concessionária Rumo já protocolocou a Devolução do Trecho todo á União Federal. Vamos aguardar os proximos capitulos dessa novela…… Sds.!! Paulo Roberto