Metrô CPTM – A partir deste domingo (28) iniciou-se o último período de transição operacional entre a CPTM e a ViaMobilidade nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. A concessionária, que foi vencedora do leilão com uma oferta recorde de quase R$ 1 bilhão, preparou seus empregados durante os últimos cinco meses para que neste momento pudessem ter condições de atuar na operação e manutenção dos trechos.
A partir de agora já será possível presenciar os funcionários da ViaMobilidade atuando tanto nas estações como nos trens que circulam pelas zonas oeste e sul. Segundo o contrato de concessão, foi necessário um período pré-operacional para que a CPTM repassasse o conhecimento necessário para que a nova operadora assumisse as linhas.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A primeira etapa da fase pré-operacional consistiu da formação dos chamados multiplicadores, geralmente funcionários de alta e média patente dentro da concessionária, que seriam responsáveis pela realização de treinamentos durante a segunda etapa da fase pré operacional.
Após dois meses de treinamentos dado aos multiplicadores, foi necessário mais três meses para que os demais funcionários recebessem conhecimentos teóricos e práticos sobre a operação e manutenção das linhas,
Tudo isso permitiu que neste momento fosse possível colocar em prática toda a experiência adquirida ao longo destes cinco últimos meses. Segundo o contrato de concessão, a etapa de “Prática Operacional Supervisionada” contará com eventos importantes.
A operação e manutenção das linhas será realizada pela ViaMobilidade que deverá implantar seu modelo estratégico de operação e manutenção de forma gradativa. A CPTM deverá realizar o acompanhamento e supervisão de todas as atividades dos funcionários como forma de garantir a segurança operacional durante estes dois últimos meses.
Concomitantemente, a CPTM realizará a desmobilização gradativa de sua estrutura operacional com a realocação de seus ativos e de todos os seus funcionários para as demais linhas da empresa.
A expectativa é de que a ViaMobilidade possa assumir plenamente as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda até o fim do mês de janeiro de 2022. A partir daí surgirá oficialmente uma nova operadora de trens metropolitanos em São Paulo depois de 25 anos de operação unificada da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/viamobilidade-assume-operacao-das-linhas-8-e-9-com-supervisao-da-cptm/
Seja o primeiro a comentar