Globo Rural – Representantes das cooperativas paranaenses receberam as propostas para a renovação da Malha Ferroviária Sul e o projeto de construção da Nova Ferroeste. As informações foram apresentadas, nesta terça-feira (31/5), pela Rumo Logística e pela Secretaria do Planejamento e Projetos Estruturantes do Paraná.
“A Nova Ferroeste vai demorar 13 anos para ser realizada, o contrato da Rumo Logística (no caso de renovação da concessão) começaria em 2027 e acabaria em 2057, é tudo de médio e longo prazo. O que é importante para nós, usuários da rede, é ter a sinalização de que isso vai ser realizado, porque pode balizar os investimentos futuros das cooperativas próximos ao traçado da ferrovia”, disse o superintendente da Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Nelson Costa, que participou do evento, restrito a representantes de cooperativas. “E há, sim, digamos, um ambiente favorável ao investimento por parte das cooperativas com perspectivas de médio e longo prazo boas.”
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A concessão ferroviária da Rumo na Malha Sul vence em 2027, e a empresa prepara estudos para apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) subprojeto para renovação da concessão até 2057. “Queremos entender quais investimentos a empresa vai fazer neste período de 30 anos. Ela não abriu para nós o investimento previsto, só disse que vai modernizar tanto a malha ferroviária existente como também o material rodante (locomotivas etc)”, disse Costa.
Quanto à Nova Ferroeste, estão sendo feitos estudos de impacto ambiental e realizadas audiências públicas para avaliar essas questões do projeto, que prevê 1.304 quilômetros de ferrovia entre Maracaju (MS) e Paranaguá (PR), com ramais para Foz de Iguaçu (PR) e para Cascavel e Chapecó (PR). “O que nos informaram é que (a expectativa é de que) até o fim deste ano, até outubro talvez, saia a licença prévia do Ibama. Com isso, o Estado poderá realizar o leilão”, disse o representante.
Como engenheiro civil, trabalhei em obras ferroviárias, construindo a estrada de ferro Central do Paraná e na remodelação da infra e superestrutura, enfim,na modernização da malha sul da RFFSA.Tenho muito interesse nas informações do projeto e construção da nova ferroeste que ligará zonas de produção agricolas de Mato Grosso do sul e Parná, até o Porto de Paranaguá.