Extra (RJ) – Os deputados da CPI dos Trens da Alerj visitaram, nesta segunda-feira (06), o Centro de Controle Operacional da Supervia, que fica dentro da estação Central do Brasil, buscando informações complementares sobre a operação da concessionária.
Os parlamentares estão convictos que os problemas são muito maiores do que se pensava, e citam pontos críticos como a falta de segurança nas estações, o lixo nas vias e a falta de banheiros e acessibilidade. Eles identificaram a existência de um perímetro entre as estações de São Cristóvão, Mangueira e São Francisco Xavier onde acontecem 80% do total de furtos de cabos na linha férrea.
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“Outro ponto é a conservação das vias permanentes, como e com qual periodicidade é feita a troca de dormentes, retirado o lixo e capinado o mato do entorno? Também solicitamos à Supervia que nos informe quantos trens estão parados por conta do furto de cabos, como estes são substituídos, quais os materiais utilizados e quantas composições poderiam entrar em funcionamento tão logo termine este problema ”, elencou o deputado Waldeck Carneiro, relator da CPI dos Trens.
A presidente da CPI, deputada Lucinha, disse que é necessário que o governo do estado tenha a responsabilidade de agir junto aos órgãos de segurança para transformar o local em um cinturão de segurança para que se evite o furto de cabos para os trens voltarem a circular normalmente.
A deputada Lucinha também cobrou, mais uma vez da Supervia, a volta do expresso de Santa Cruz, que é uma demanda urgente da população da Zona Oeste e que encurtaria a viagem em mais de uma hora. O trem expresso foi suspenso com o decreto da Calamidade e sua validade termina no final deste mês.
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