Metrô CPTM – Pela primeira vez, o Metrô de São Paulo terá túneis escavados por um “tatuzão” da fabricante chinesa CREG. Será essa a fornecedora da tuneladora que o Consórcio CML2 usará para abrir cerca de 8 km de túneis na extensão da Linha 2-Verde até Penha.
Até então, as linhas metroviárias paulistas mais recentes haviam sido escavadas por tatuzões da alemã Herrenknecht, como ocorreu na Linha 4-Amarela e 5-Lilás. Por isso, a companhia decidiu enviar uma equipe à Itália na semana passada para ver de perto uma obra que está sendo executada com uma tuneladora da CREG, revelou o presidente do Metrô, Silvani Pereira, nesta segunda-feira.
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“Nossas equipes puderam ver ‘in loco’ o funcionamento do equipamento e conheceram as práticas que já vem sendo adotadas na construção de túneis no mundo e que também deverão ser aplicadas na expansão da Linha 2”, afirmou Silvani.
Uma diferença do shield chinês é o fato de as aduelas serem transportadas por meio do veículo MSV (Multi-Service Vehicles), uma espécie de caminhão que percorre os túneis escavados levando os anéis de concreto que serão instalados pelo tatuzão. É uma opção semelhante a já utilizada pela Acciona nos tatuzões da Linha 6-Laranja.
Os equipamentos da Herrenknecht, por exemplo, usaram uma ‘locomotiva’, que fazia o trajeto por meio de trilhos, o que tornava o acesso um tanto complicado para os demais funcionários. Segundo o presidente do Metrô, a opção pela “vagoneta”, como é chamada, se reflete em custos mais baixos. “Também possibilita a circulação de veículos leves e pesados, proporcionando maior liberdade e segurança na circulação de equipamentos e trabalhadores dentro do túnel executado”, completou o executivo.
O tatuzão da Linha 2-Verde será o maior já empregado em São Paulo, por conta do diâmetro dos túneis da Linha 2. Ele tem previsão de chegar ao Brasil no primeiro semestre e iniciar as escavações a partir do Complexo Rapadura cerca de quatro meses depois. O Metrô espera inaugurar o novo trecho em 2026.
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