Artigo vencedor da categoria 02 do 9º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários ANPTrilhos-CBTU, divulgado durante a 28ª Semana de Tecnologia Metroferroviária da Aeamesp. Autores: Claúdio Volpi, Kaique Xavier, Carlos Alberto Júnior, Joelson de Moura e Vanderley de Souza
INTRODUÇÃO
O objetivo deste artigo é descrever o método utilizado e os resultados obtidos nos testes que avaliaram o consumo de energia elétrica de tração em uma linha metroviária, em função da variação dos parâmetros de velocidade e aceleração dos trens. Essas variáveis são pré-definidas na ferramenta de geração da tabela horária.
Com esse trabalho buscamos avaliar a relação entre o aumento da capacidade de transporte de uma linha metroferroviária e o seu consumo de energia de tração. Buscando ao mesmo tempo, excelência no serviço prestado aos passageiros e uso racional dos recursos energéticos, contribuindo assim para um cenário ambiental sustentável.
No Brasil, a matriz energética é prioritariamente renovável, sobretudo a hidráulica, sua geração não interfere diretamente no clima global, pois não emite gases, aproveita a energia do movimento das águas em corredeiras e barragens, por meio de usinas hidrelétricas.
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