Ferroviários do Ano ressaltam a importância do setor

Ao longo de sua história, o Prêmio Revista Ferroviária homenageou diversas personalidades e autoridades que mais fizeram pelo setor ferroviário brasileiro. Este ano, o escolhido foi Blairo Maggi, empresário do agronegócio e presidente do Conselho da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que receberá o troféu num jantar festivo, nessa quinta-feira, dia 27 de abril, em São Paulo.

Para marcar esse momento, a Revista Ferroviária coletou depoimentos dos Ferroviários do Ano de edições anteriores, para resumirem não só a importância da premiação, mas também a relevância da ferrovia para o país. Abrimos a série com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (Ferroviário do Ano de 2017):

“Ao longo dos últimos anos, o setor ferroviário vem sendo reconhecido como estratégico para o desenvolvimento do Brasil. Décadas de investimentos em queda tiveram como resultado a redução da capilaridade logística do país.

Com isso, a revitalização de trechos abandonados e a construção de novos viários passaram a ser identificadas como importantes fatores para aumentar a competividade da economia brasileira.

Ciente desses desafios, desde 1990, a Revista Ferroviária passou a premiar os melhores operadores, fabricantes e construtores que atuam no setor de transporte ferroviário de cargas e passageiros.

Sempre acompanhei com interesse essa iniciativa que, além de encorajar boas práticas, contribui para um diálogo construtivo entre os atores que compõem os elos da cadeia ferroviária.

Em 2017, ao tempo em que fui governador de São Paulo, tive a honra de receber o Prêmio Ferroviário do Ano. Esse reconhecimento foi muito estimulante para minha trajetória pública, pois significou o acerto das estratégias que adotamos em São Paulo para expandir a malha metroferroviária do estado”.

Geraldo Alckmin
Vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

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