Mundo Conectado – A Alstom, empresa de transporte ferroviário, divulgou nesta semana que o primeiro trem movido a hidrogênio da América do Norte começou a circular no Canadá. O trem Coradia iLint é capaz de levar 120 passageiros e realizará viagens gratuitas na cidade de Quebec até o final de setembro. A intenção é estimular a adoção do modelo no Canadá e nos Estados Unidos. O trem realiza o trajeto de Montmorency Falls, em Quebec, até Base-Saint-Paul, uma viagem de 2h30.
De acordo com Robert Stasko, diretor executivo do Conselho de Negócios de Hidrogênio de Ontário, o trem é uma ótima oportunidade econômica para a região. “Acho que a coisa mais importante que vai sair disso é a conscientização e o conforto das pessoas com a tecnologia“. O modelo atinge velocidade máxima de 140 km/h e consegue transportar até 120 pessoas. Segundo a empresa francesa Alstom, o padrão de aceleração e frenagem do trem movido a hidrogênio está no mesmo patamar dos modelos a diesel, com a vantagem de não emitir gases poluentes.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Trem movido a hidrogênio no Canadá
A linha de trem é uma ótima oportunidade de crescimento para a região, pela sua capacidade de realizar viagens de longa distância, sem a emissão dos poluentes produzidos por trens a diesel. A Alstom começou a testar os modelos em 2018, em diversos países da Europa, como a Alemanha, Itália e França. Essa é a primeira vez que o trem movido a hidrogênio chega na América do Norte. Segundo a companhia, cerca de 41 trens movidos a hidrogênio foram comprados pelos clientes europeus.
O Coradia iLint usa cerca de 50 quilos de hidrogênio por dia. A mesma viagem usando um motor padrão consumiria cerca de 500 litros de óleo diesel. Além de economizar combustível, o trem emite apenas vapor d’água ao longo do trajeto, como subproduto da combinação de hidrogênio com oxigênio em uma célula de combustível para gerar energia. Após o fim do período de demonstração em Quebc, o Coradia iLint seguirá para outras cidades nos Estados Unidos. O objetivo da empresa é estimular a adoção do modelo em outras regiões além da Europa, através das demonstrações gratuitas e apresentar a vantagem do motor ao público usuário.
Seja o primeiro a comentar