Wabtec – O Grupo CBH (CBH) firmou um acordo com a Wabtec Corporation (NYSE: WAB) para adquirir 17 locomotivas de bitola estreita, marcando um investimento significativo na expansão da frota ferroviária da cooperativa como parte da ‘Path to 2033 Strategy’.
A Wabtec, fornecedora líder global de equipamentos, sistemas e soluções digitais para os setores ferroviário de carga e trânsito, construirá 17 locomotivas diesel-elétricas CM20ACi de cabine dupla para a CBH.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O primeiro lote de cinco locomotivas chegará à Austrália no primeiro trimestre de 2026 e estará operacional logo depois. O segundo lote, de 12 locomotivas, chegará no segundo trimestre de 2026.
A CBH abriu três processos de Solicitação de Proposta (RFP) no segundo semestre de 2022 para a compra de locomotivas de bitola padrão, locomotivas de bitola estreita e vagões, para expandir e fortalecer sua atual frota ferroviária, que consiste em 25 locomotivas e 572 vagões.
Em dezembro de 2022, a CBH anunciou que sete locomotivas de bitola padrão havia sido compradas, programadas para estar na Austrália e operacionais em novembro de 2024.
O CEO da CBH, Ben Macnamara, disse que o acordo com a Wabtec aumentará a frota de locomotivas de bitola estreita da CBH para 37.
“Temos o prazer de fazer parceria com a Wabtec, líder global em design, fabricação e fornecimento de locomotivas de qualidade para adquirir novas locomotivas de bitola estreita”, disse Macnamara.
“Nossa frota ferroviária é um ativo fundamental para a cooperativa e expandi-la é uma prioridade estratégica fundamental para alcançarmos a meta ‘Path to 2033‘da CBH, que visa elevar nossa capacidade de exportação mensal para 3 milhões de toneladas até 2033 ou antes.
“Expandir nossa frota de locomotivas de bitola estreita, em conjunto com a expansão de nossa frota de locomotivas de bitola padrão, é um passo significativo para melhorar nossa capacidade de escoamento.
“Ao investir em nossa cadeia de suprimentos, estamos garantindo que podemos entregar toneladas aos clientes quando necessário e, portanto, gerando valor sustentável aos produtores da Austrália Ocidental”.
O presidente de equipamentos de carga da Wabtec, Rogério Mendonça, disse que a empresa ficou animada em ser selecionada para a expansão da frota de locomotivas de bitola estreita da CBH.
“A CM20ACi é um complemento perfeito para a crescente frota da CBH”, disse o Sr. Mendonça.
“Essas locomotivas fornecerão à CBH baixos custos operacionais, alta disponibilidade e a confiabilidade comprovada necessários para ter sucesso no mercado competitivo de hoje”.
A vice-presidente regional sênior da Wabtec para o Sudeste Asiático, Austrália e Nova Zelândia, Wendy McMillan, disse que a empresa está ansiosa para apoiar o serviço da CBH na indústria agrícola da Austrália Ocidental.
Essas locomotivas permitirão à CBH aumentar os embarques de grãos e impulsionar a redução de emissões de CO2 transportando mais grãos por trilhos”, disse a Sra. McMillan. A estratégia ‘Path to 2033’ da CBH está focada em aumentar gradualmente a capacidade de exportação mensal da atingindo um pico de 3 milhões de toneladas até 2033.
A estratégia está alinhada com o objetivo de até 2033 ter a capacidade de receber seguramente uma média de 22 milhões de toneladas, movimentando 70% dessa quantidade já na primeira janela de transporte.
Seja o primeiro a comentar