Lula deve anunciar investimentos para a Transnordestina ainda este mês, diz ministro

Folha de Pernambuco – O ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que esteve no Recife para a posse do novo superintendente da SudeneDanilo Cabral, e para a 31ª Reunião do Conselho Deliberativo da autarquia, sinalizou que o Governo Federal deve revelar os investimentos para a Transnordestina ainda no final deste mês, quando anunciar o novo Plano Nacional de Investimentos.

Trata-se, segundo o ministro, de um pacote que engloba segurança hídrica, transporte, ferrovia, aeroportos, portos, habitação, saúde etc. “São quase R$ 80 bilhões só da União, mas também vem muita parceria público-privada”, adiantou Góes. Os investimentos para a conclusão do ramal Salgueiro-Suape (PE) estão orçados em R$ 5 bilhões. Já os investimentos para conclusão de Pecém (CE) chegam a R$ 7 bilhões.

A retomada das obras do trecho Salgueiro-Suape, prometida pelo governo federal, se vingar, favorecerá também o Estado da Paraíba, que vai ter a oportunidade de integrar o Porto de Cabelo à ferrovia. O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) e governador da Paraíba, João Azevêdo, que também esteve ontem na capital pernambucana, disse que já tem levantamento pronto de toda a faixa de Cabedelo até a conexão próxima ao Recife.

Para o governador, há condições técnicas de se implantar essa ferrovia, o que, para a Paraíba, seria de extrema importância. Não só para trazer mercadorias, mas também para ser um porto de exportação.

“Aí, se pode distribuir toda a carga, tudo que vier da Matopiba, a região formada por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, que produz hoje muito grão, com caminhos e possibilidades de saídas diferentes. Sairia daqui, de Pecém, mas teria também Cabedelo e o do Porto de Alagoas (se este também for interligado)”, afirmou ele em entrevista exclusiva à Folha de Pernambuco.

De acordo com Azevêdo, o sonho dos integrantes do Consórcio Nordeste, no que diz respeito à integração de ferrovias, é no futuro ligar Eliseu Martins à ferrovia Norte Sul. Dessa forma, diz ele, ter-se-ia uma integração total entre o Nordeste e o Centro-Oeste, fazendo com que o grão que é produzido lá chegue aqui com um custo menor de pelo menos R$ 10 a R$ 15 por tonelada.

 “Isso impacta na economia, no bolso do consumidor. Então, essa é uma luta que nós travamos e temos mantido ela viva porque há um interesse para toda a região para que essa ferrovia seja concluída na sua totalidade”, acrescentou. As ideias do governador são ainda mais ambiciosas quando a questão e a Transnordestina.

“Eu defendo, inclusive, que o Governo Federal, no futuro, possa abrir editais para atrair outras empresas que queiram trabalhar em outros trechos, como, por exemplo, o de Cabedelo para a Transnordestina; de Alagoas para a Transnordestina; a ligação de Alagoas, em direção a Bahia para que essa rodovia, que é uma que está sendo concluída agora, saindo de Porto Seguro. Se fizer essa conexão, seria extraordinário para o turismo, para carga, para passageiro, para tudo”, pontuou.

Com o término do ramal Salgueiro-Suape, a integração de Cabelo dar-se-ia a médio prazo, segundo Azevêdo. “A Paraíba já teria condições em função da sua poupança, de seu interesse de bancar parte dessa obra, que deve chegar a R$ 900 milhões. A Paraíba teria condições de bancar parte dela”, adiantou.

O governador destacou que o Estado já está fazendo um investimento de R$ 100 milhões com recursos próprios no aprofundamento do canal de aproximação do Porto do Cabedelo. “Isso vai fazer com que a gente saia de navios de 35 mil para 55 mil toneladas e que o porto opere 24 horas, o que não faz hoje por conta da maré. A gente quer viabilizar esses investimentos com recursos próprios para dar um up grade no porto, e seria o coroamento se conseguíssemos conectar com a Transnordestina”, disse.

Fonte: https://www.folhape.com.br/colunistas/blogdafolha/lula-deve-anunciar-investimentos-para-a-transnordestina-ainda-este-mes-diz-ministro/38462/

1 Comentário

  1. Que tal a ANTT revisar o EVTEA artificial da Transnordestina, que vem consumindo recursos do Tesouro desde 1988 ( na versão dos Coelhos-sarney) e revalidada em 2014 ( na versão Dilma-ciro Gomes), recursos esses que jamais serão amortizamos, nem parcialmente.

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