CBN Campinas – O governo de São Paulo prevê republicar “nos próximos dias” o edital do Trem Intercidades Eixo Norte, que ligará a capital a Campinas.
O leilão, antes previsto para novembro, deve ocorrer no início de 2024. A informação foi confirmada após o BNDES aprovar o crédito de R$ 6,4 bilhões para o projeto.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em nota, a Secretaria de Parcerias em Investimentos informou que o cronograma final de entrega do trem está mantido e o setor privado já estuda o projeto, aumentando a competitividade do pregão.
O TIC deve percorrer 101 km entre as duas cidades no tempo previsto de 1 hora e 4 minutos. Neste percurso ainda serão atendidos passageiros nas cidades de Jundiaí, Louveira, Vinhedo e Valinhos.
De acordo com o BNDES, a assinatura do contrato com o governo do estado de São Paulo será feita na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após ele se recuperar da operação no quadril, prevista para ser realizada nos próximos dias.
O edital do Trem Intercidades prevê aporte de R$ 12,8 bilhões para a infraestrutura, incluindo a construção e modernizações. A concessão será de 30 anos, a partir do início da operação comercial.
As ligações serão feitas de forma expressa, entre Campinas e São Paulo, com parada em Jundiaí; a atual linha 7-Rubi, que vai passar a ligar Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato e Franco da Rocha à Estação Barra Funda. Hoje, a linha vai até a Estação Brás, na capital; e o trem intermetropolitano, saindo de Jundiaí, parando em Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas.
A previsão da Secretaria de Parcerias em Investimentos é de que o serviço intermetropolitano vai estar em funcionamento até 2029, enquanto o trem expresso deve começar a operar até 2031.
Seja o primeiro a comentar