O Povo (CE) – Acordo para retomar as obras da Linha Leste do Metrô de Fortaleza foi fechado. Isso porque a Secretaria da Infraestrutura do Ceará (Seinfra) e o consórcio FTS assinaram documento na segunda-feira, 30, visando estabelecer regras e garantias para o retorno.
No texto, assinado junto à Procuradoria-Geral do Estado do Ceará (PGE) e à Casa Civil, estão previstos, além do reinício dos trabalhos e sistemas de alimentação de energia elétrica, telecomunicações, sinalização e controle, bilhetagem, ventilação e equipamentos de oficina da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
“Este acordo atende a uma demanda por menor prazo para retomada e conclusão, com menor custo e riscos judiciais e técnicos ao projeto”, destacou o secretário da Infraestrutura do Ceará, Antonio Nei de Sousa.
Atualmente, segundo informações da Seinfra, a obra conta com três frentes de serviços em andamento, nos canteiros das Estações Chico da Silva, no Centro; Colégio Militar; e Nunes Valente, onde até o fim de novembro a Seinfra vai liberar o tráfego na rua Tibúrcio Cavalcante, no bairro Aldeota.
Ainda conforme a pasta, o acordo leva em consideração o caráter indispensável da Linha Leste ao sistema metroviário de Fortaleza.
Entenda o Caso da Linha Leste do Metrofor
Há mais de um ano, as duas tuneladoras (conhecidos como tatuzões) compradas pelo governo cearense para perfurar os túneis do Metrô de Fortaleza estão paradas a 34 metros abaixo da Catedral e do Buraco da Gia, no Centro da Capital.
A recomendação deixada pelo ex-secretário Lúcio Gomes (Infraestrutura) era de quebra do contrato e nova licitação, pois a empresa pedia um equilíbrio econômico-financeiro no repasse da ordem de R$ 160 milhões.
Mas a medida não foi adotada por Antonio Nei, nomeado pelo governador Elmano de Freitas (PT) para a pasta no início de 2023.
De acordo com o Portal da Transparência, a depender dos repasses destinados à construção, o ritmo desacelerou em mais de dez vezes em menos de um ano. Isso porque os recursos transferidos pelo governo cearense saíram de milhões de reais para poucas centenas.
Como é o projeto
O projeto da Linha Leste do Metrô de Fortaleza tem 7,3 quilômetros de extensão, do Centro de Fortaleza ao Papicu.
Ao todo, serão cinco estações, sendo uma de superfície (Tirol-Moura Brasil) e quatro subterrâneas (Chico da Silva Leste, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu).
Seja o primeiro a comentar