Metrô CPTM – A compra de 44 novos trens para o Metrô de São Paulo deverá ser realizada em breve, sobretudo para compor parte da nova frota da Linha 2-Verde. A aquisição deverá contar com investimento nacional por meio do BNDES, banco federal de formento.
A informação foi divulgada pelo secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve, durante a palestra “Inovação e expansão da rede de transportes públicos” realizada no Instituto de Engenharia.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O governo do estado de São Paulo chegou a pleitear junto ao Cofiex, orgão ligado ao Tesouro Nacional, a possibilidade de obter empréstimo internacional de US$ 430 milhões, o equivalente a R$ 2,1 bilhões, do Banco Mundial (Bird).
Os novos trens do Metrô deverão ser alocados na Linha 2-Verde que está em fase de expansão até a estação Penha. As novas composições deverão ter características diferentes, como ausência de cabine e salão contínuo.
Como o site já mostrou, o processo para liberação do empréstimo internacional é bastante longo. Dentro de um contexto de obras avançadas, optar pelo BNDES pode ser uma opção mais rápida para efetivar a compra e entrega dos trens dentro do prazo.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/encomenda-de-44-novos-trens-do-metro-podera-ter-financiamento-do-bndes/
Seja o primeiro a comentar