A ANTT liberou a construção do viaduto do contorno ferroviário de Joinville. A estrutura está prevista para cruzar a BR-101, em ponto ao Sul do Eixo de Acesso Sul, na zona Sul da cidade. A publicação foi feita pela agência no final de abril. Mas como não há previsão de retorno das obras, suspensas há quase uma década, a autorização não tem efeito prático a curto ou médio prazos.
A construção do novo ramal parou em 2011 e não há nem estimativa de quando será reiniciada, afinal, não há recursos previstos no orçamento da União para 2020. O trecho de Araquari (variante Araquari) está em fase de licenciamento ambiental e é preciso fazer a licitação para a contratação da empreiteira da construção. O novo projeto tem estimativa de conclusão da revisão em julho de 2020.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
O novo traçado tira o trânsito dos trens de carga da área urbana de Joinville – a cidade é atravessada pelo atual ramal nas regiões Sul e Oeste, com 17 passagens de nível (cruzamentos) com grande movimentação de veículos. A obra iniciada em 2007 parou em 2011 por causa da necessidade de revisão do projeto devido aos solos moles. A ocorrência desse tipo de solo demanda uso de outro modelo de estaqueamento.
Seja o primeiro a comentar