A STM – Secretaria de Estados dos Transportes Metropolitanos manterá em operação no ABC Paulista a frota dos trens da linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra), da Metra no Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin) e dos ônibus do sistema EMTU que circulam na região mesmo com a decisão do Consórcio Intermunicipal do ABC que anunciou a paralisação total dos ônibus municipais no dia 29 de março de 2020 e a redução gradativa da frota ente esta quarta-feira, 18 de março e o dia 28 de março.
O consórcio que reúne os sete prefeitos da região chegou a pedir à STM cortes nos serviços.
Até que o comitê formado pelo Governo do Estado passe novas recomendações, por enquanto, a decisão é manter o mesmo número de ônibus da EMTU, trólebus e ônibus da Metra e trens da CPTM.
Como mostrou o Diário do Transporte, o consórcio garantiu que o transporte de profissionais de saúde e de segurança será mantido por cada prefeitura, mas com veículos contratados ou próprios.
Relembre:
Juntas, as sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) têm 2,8 milhões de moradores, dos quais 1,1 milhão usa os transportes públicos. São em torno de 1,3 mil ônibus municipais. As cidades com maior frota são São Bernardo do Campo, com 424 ônibus e Santo André, com 404 ônibus.
AS EMPRESAS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS SÃO:
Santo André: Suzantur, Viação Guaianazes, Viação Curuçá, TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, ETURSA – Empresa de Transporte Urbano Rodoviário de Santo André, EUSA – Empresa Urbana Santo André, Viação Vaz.
São Bernardo do Campo: SBC Trans
São Caetano do Sul: Vipe- Viação Padre Eustáquio
Diadema: MobiBrasil Diadema, Benfica
Mauá: Suzantur
Ribeirão Pires: RIGRAS
Rio Grande da Serra: Viação Talismã
TRANSPORTES TRONCAIS:
Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin): Metra
Linha 10 – Turquesa: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
EMPRESAS DE ÔNIBUS DO SISTEMA EMTU:
Viação ABC, EAOSA, Expresso SBC, Imigrantes, Mobibrasil, Parque das Nações, Publix, Riacho Grande, Ribeirão Pires, Rigras, São Camilo, Trans-Bus, Triângulo, Tucuruvi, Urbana e Vipe.
DETALHES
As prefeituras do ABC Paulista divulgaram ao Diário do Transporte os detalhes sobre a redução gradativa de frota de ônibus até que haja a suspensão total no dia 29 de março de 2020.
Em alguns municípios, a redução começa nesta quarta-feira, 18 de março de 2020. Entretanto, algumas prefeituras terão esquema diferente.
Seja o primeiro a comentar