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Vagão gôndola para transporte de bauxita (Guiné Conakry)
Vagão gôndola para transporte de bauxita (Guiné Conakry)

Winco celebra 35 anos com parcerias e expansões relevantes no setor ferroviário

Em janeiro de 1989, em São Paulo, a Winco Comércio Internacional nasceu como uma empresa de representação de eqUipamentos e componentes ferroviários, com foco principalmente em exportação para EUA, África, Europa e Oriente Médio. Para se ter uma ideia, ao longo de 35 anos de existência, a companhia intermediou a venda para outros países de mais de 5 mil vagões para transporte de carvão, bauxita, manganês, brita e grãos. O negócio cresceu no ritmo da produção pós-concessão das ferrovias, levando a Winco a diversificar sua atuação no mercado e a se expandir em termos de estrutura.

Além da representação de vendas, a empresa passou a funcionar como uma trading, com o objetivo de não só fornecer à ferrovia produtos e soluções técnicas, mas também trazer ao Brasil novas tecnologias utilizadas no exterior. Em paralelo, fechou parcerias de peso no setor, como a de 2009, quando se tornou a distribuidora oficial e representante dos produtos da Wabtec Corporation, que na época vendia no país sistemas de freios e componentes. Em 2012, já com know-how e presença relevante no mercado brasileiro de freios, criou a divisão WEF (Winco Equipamentos Ferroviários), focada no gerenciamento dessa operação. Naquele mesmo ano, a empresa recém-inaugurada foi vendida à Wabtec.

Vagão gôndola para transporte de manganês (Gabão)

No Brasil, as parcerias da Winco são diversas e hoje incluem a representação de vendas no exterior de empresas que produzem componentes destinados a vagões (fundidos, molas, rodas e eixos), locomotivas (rodas, eixos e motor de tração) e via permanente (talas de junção, placas de apoio, tirefonds e grampos). Os clientes vão de fornecedores e fabricantes de equipamentos a operadoras de cargas e de passageiros mundo afora.

Vagão gôndola em alumínio para transporte de carvão (Colômbia)

Nos últimos 20 anos, a empresa promoveu a exportação pela indústria brasileira de mais de 3 milhões de elementos de via, 25 mil toneladas de fundidos e 30 mil rodas para vagões e locomotivas. Grande parte dessas exportações aconteceu até 2010, quando o mercado foi impactado pela forte concorrência asiática.

A Winco fornece peças de reposição para vagões e locomotivas

Novos produtos

Durante sua trajetória, a empresa atuou na identificação de novos produtos com tecnologia inovadora e custo-benefício atrativo. A primeira parceria foi construída com uma empresa norte-americana detentora de tecnologia em projeto e fabricação de vagões gôndolas e hopper com caixa em alumínio, largamente utilizado pelas ferrovias americanas para o transporte de carvão mineral. Essa tecnologia propicia maior resistência à corrosão e também aumenta em seis toneladas a carga transportada em função da redução da tara do vagão. Diversas exportações foram realizadas para mineradoras de carvão localizadas na América do Sul.

Vagão hopper em alumínio com descarga automática para transporte de carvão (Colômbia)

A Winco também foi a primeira empresa a introduzir no mercado brasileiro aparelho de choque e tração com elastômero em substituição às molas de aço, proporcionando maior absorção de energia e maior durabilidade. Outros produtos que compõem o seu portfólio são amparo balanço de contato constante, dormentes de madeira tratada, sistema de comportas automáticas para vagões para descarga de minério e equipamentos de medição de alta performance para rodas e trilhos.

Vagão basculante para transporte de brita (Colômbia)

“Além do setor ferroviário, a Winco tem forte presença na mineração, com o fornecimento de peças fundidas de aço carbono, manganês e buchas de bronze para a indústria internacional de equipamentos. A exportações são para países localizados na América do Norte, Europa e Ásia”, ressalta o presidente da Winco, Paulo João. O executivo tem longa experiência no setor ferroviário, sendo oriundo da Cobrasma, onde exerceu o cargo de gerente de Exportação.

América do Sul

Nas mais de três décadas, a Winco expandiu seus negócios além da fronteira brasileira. Em 2015, incorporou em Montevidéu, no Uruguai, a WincoRail International, com o objetivo de fortalecer as vendas para o mercado sul americano. No ano seguinte, o voo foi mais alto. Em Santa Marta, na Colômbia, a empresa inaugurou uma operação de armazenamento e distribuição in loco de produtos e equipamentos às ferrovias colombianas. Nesse espaço, chegam os mais diversos componentes produzidos no Brasil e em outros países, para material rodante e via permanente.

“Começamos como uma empresa de representação, mas aos poucos fomos oferecendo outros serviços, pois nosso objetivo sempre foi estreitar o vínculo com o cliente. O foco está em perceber o que ele precisa, para assim ajudarmos com a oferta de soluções que vão além da própria venda. Já realizamos treinamento em oficinas de manutenção de vagões, desenvolvemos equipes para a montagem de equipamentos e inspeção de qualidade”, finaliza Paulo João.

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