Metrô CPTM – Os recursos financeiros que foram abatidos do contrato de concessão com a ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e que previam investimentos em áreas de manutenção e no acesso de uma estação será direcionados para tornar a Linha 9-Esmeralda mais eficiente.
A afirmação partiu do secretário executivo da pasta de Parcerias em Investimentos (SPI), do governo do estado, André Isper, que revelou que o foco será reduzir o tempo de espera pelos trens no ramal.
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“Nós tiramos investimento que não fazia sentido estar lá porque vai estar neste lote [linhas 11, 12 e 13] e esse valor vamos investir na Linha 9, que é a mais problemática”, afirmou Isper durante a audiência pública em Mogi das Cruzes nesta sexta-feira, 21.
Semanas atrás, a secretaria alterou o contrato de concessão retirando investimentos obrigatórios no escopo de obras da concessionária.
A SPI, no entanto, afirmou que o montante, calculado em cerca de R$ 200 milhões, seria aplicado em outros projetos de melhoria, mas não detalhou do que se tratava.
Por meio do Serviço de Informação ao Cidadão, este site recebeu os detalhes dos valores dos três projetos suprimidos, que somam R$ 131 milhões. A diferença pode envolver outros investimentos que será retirados do contrato.
A modernização do sistema de sinalização da Linha 9-Esmeralda, uma das mais movimentadas da rede sobre trilhos, já tem sido considerada pela própria ViaMobilidade.
Em apresentação recente, a CCR Mobilidade, que controla a empresa, afirmou que os dois ramais deverão passar a operar com o sistema ETCS, um padrão europeu de código aberto.
Atualmente, a Linha 9 opera com intervalos médios de 4,5 minutos no trecho Mendes-Vila Natal a Pinheiros durante o horário de pico. No restante da operação, o intervalo é de 9 minutos.
Embora não tenha citado números, é provável que a meta seja chegar a oferecer trens a cada 3 minutos, que é o indicativo que tem sido usado na concessão das linhas 11-Coral e 12-Safira.
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