Mobilidade Sampa – A Linha Uni, responsável pela construção da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo, apresentou o design dos novos trens que prestarão serviço nesse importante projeto de infraestrutura, considerado o maior em construção na América Latina. Em parceria com a Alstom, líder global em mobilidade inteligente e sustentável, os novos trens foram projetados com foco em oferecer uma experiência de viagem superior aos passageiros.
Design e Características:
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Os trens são destacados pela cor laranja, reforçando a identidade visual do ramal. São mais leves e foram projetados para um menor consumo de energia elétrica. O layout interno foi cuidadosamente desenvolvido para proporcionar uma experiência confortável e segura aos passageiros, com espaçamento adequado das portas e corredores para facilitar o fluxo de pessoas, incluindo espaços reservados para passageiros com mobilidade reduzida.
As composições contam com grandes janelas e portas, além de um para-brisa frontal amplo, que oferecem uma visão clara do exterior, garantindo uma viagem tranquila e segura. Estações equipadas com portas de plataforma aumentam a eficiência e segurança durante o embarque e desembarque dos passageiros.
Tecnologias Avançadas:
Os trens serão equipados com tecnologias modernas, como contagem de passageiros, mapas dinâmicos de linhas, monitores, vigilância por vídeo, sistema óptico de detecção de fumaça, sistema de extinção de incêndio e detectores de descarrilamento, seguindo normas europeias. Intercomunicadores de emergência acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida também serão instalados, garantindo um ambiente seguro e acessível para todos os passageiros.
Capacidade e Operação:
Cada trem terá capacidade para transportar até 2.044 passageiros. A linha está projetada para atender cerca de 633 mil passageiros diariamente. Com sistema CBTC GoA4 (UTO), os trens poderão operar sem condutor, alcançando velocidades de até 90 km/h e permitindo intervalos entre trens de até 75 segundos durante os períodos de maior demanda.
Infraestrutura e Manutenção:
A Linha 6-Laranja contará com duas áreas de estacionamento em Tietê e Itápolis, um Centro de Controle Operacional com backup em Brasilândia, e o Pátio Morro Grande, uma oficina completa dedicada à manutenção e limpeza dos trens. O sistema de tração de última geração promoverá maior economia de energia através da regeneração energética.
Produção e Impacto Social:
Os 22 trens de seis carros cada serão fabricados na unidade industrial da Alstom em Taubaté, interior de São Paulo. Além de modernos, os trens são fabricados em aço inoxidável, o que garante resistência e durabilidade superiores, com vida útil estimada em mais de 40 anos.
Compromisso com a Inovação e Mobilidade Urbana:
Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni, destacou que o objetivo vai além de simplesmente conectar pontos na cidade, mas em proporcionar uma experiência de viagem que redefine os padrões de conforto, segurança e eficiência. Ele enfatizou o compromisso contínuo com a inovação para oferecer um transporte seguro e confiável aos passageiros.
Daniel Loureiro, Diretor de Operações da Linha Uni, ressaltou a importância do projeto para a cidade de São Paulo, especialmente nas áreas carentes de mobilidade urbana. Ele destacou a satisfação em participar do desenvolvimento dos novos trens, que representam um avanço significativo para a mobilidade na cidade.
Com um investimento total de mais de R$18 bilhões, a Linha 6-Laranja promete revolucionar o transporte público na capital paulista, reduzindo significativamente o tempo de deslocamento e melhorando a qualidade de vida dos cidadãos.
Be the first to comment