CBN RJ – A Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana vai lançar um novo edital para o projeto da linha 3 do metrô. O anúncio vem logo após o Tribunal de Contas do Estado anular a antiga licitação de estudo por suspeita de irregularidades.
A linha 3 do metrô tem como objetivo sair de Praça Quinze e chegar em São Gonçalo, além de contar com um novo trecho ligando o Jardim Oceânico, a Barra e o Recreio dos Bandeirantes. Esse projeto existe desde a década de 60.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Em dezembro do ano passado, uma licitação do estudo foi feita e o Consórcio Enefer e Transplan foi o vencedor, com uma proposta de cerca de 17 milhões de reais. Porém, nesta segunda-feira, a licitação foi suspensa pelo TCE que reclamou da ausência da comprovação da capacidade de usar a Modelagem de Informação da Construção, um processo colaborativo baseado em modelos tridimensionais inteligentes que abrangem a criação, o gerenciamento e o compartilhamento de informações sobre um projeto de construção.
Além disso, o documento ainda diz que houve superfaturamento no projeto, ausência da Anotação de Responsabilidade Técnica, inexistência de cronograma físico-financeiro e procedimentos de medição genéricos.
Com isso, o tribunal sugeriu a elaboração de novo edital ou o cumprimento de todas as recomendações. O governo do estado decidiu então anular a antiga licitação. A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana disse que os apontamentos do TCE são de natureza meramente técnica e em breve lançar um novo edital.
Agora, todo o processo para a construção da linha 3 do metrô volta à estaca zero. O governo precisa fazer um novo estudo, elaborar um projeto e ai sim, fazer uma nova licitação para escolher a empresa que tocará as obras.
Be the first to comment