CNN Brasil – O conselho de administração da Vale já bateu o martelo em relação à escolha do próximo CEO da empresa, apurou a CNN. A mineradora deve anunciar a escolha do sucessor de Eduardo Bartolomeo, ainda guardada a sete chaves, em setembro. A escolha foi feita a partir da formação de uma lista de indicações por parte da consultoria Russell Reynolds.
De acordo com um alto executivo, a relação do futuro executivo com a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é um fator importante, porque, embora não possa indicar o próximo presidente da Vale, é provável que o conselho de administração — com nomes indicados pela Previ, o fundo de previdência do Banco do Brasil — queira “validar” a escolha. Fontes ouvidas pela CNN, porém, garantem que a escolha vai “agradar o mercado”.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
A escolha, portanto, segundo importantes executivos da Vale, não deverá ser de gente diretamente ligada ao governo, porque a escolha acarretaria uma perda de credibilidade do processo de sucessão do atual presidente. Há diversos executivos com experiência de mercado entre os nomes levantados pela Russell Reynolds e apresentados ao conselho de administração.
O processo de sucessão na presidência da Vale foi marcado pela tentativa de ingerência política por parte de Lula, que tentou emplacar aliados à frente da maior empresa do país em valor de mercado. O presidente trabalhou com afinco para indicar Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, no cargo — e a mineradora resistiu.
Seja o primeiro a comentar