Projeções apontam que trem bala Rio-São Paulo poderá transportar 30 milhões de passageiros por ano

Diário do Rio – O projeto do trem bala que promete ligar o Rio de Janeiro a São Paulo deu mais um passo importante, com a autorização concedida à TAV Brasil em fevereiro de 2023. O plano, que vem sendo discutido desde 2009 e conta com uma história de mais de 35 anos, prevê a construção de um sistema ferroviário de alta velocidade, com o potencial de se tornar realidade por meio de investimentos privados, conforme informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

TAV Brasil, empresa responsável pelo projeto, espera entregar os estudos de viabilidade ao Governo Federal ainda este ano. O cronograma atual estipula o início das obras para 2027, com previsão de operação para 2032. A expectativa é que o trem bala tenha capacidade de transportar até 30 milhões de passageiros por ano, percorrendo os 418 quilômetros que separam as duas capitais em aproximadamente uma hora e meia.

Redução de tempo e custo competitivo

Embora o tempo de viagem do trem bala seja o dobro da duração da ponte aérea entre Rio e São Paulo, o sistema promete uma grande vantagem: reduzir o tempo de deslocamento terrestre em até 4 horas e 30 minutos, quando comparado ao transporte rodoviário. O custo da passagem está previsto para ser semelhante ao das viagens de ônibus, com preços iniciais estimados em R$ 300.

Em entrevista ao portal BN Americas, Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da ANTT e atual CEO da TAV Brasil, detalhou que o trem bala ligará o centro do Rio de Janeiro ao bairro de Água Branca, em São Paulo. O projeto, que exigirá um investimento de aproximadamente R$ 30 bilhões, já iniciou o processo de captação de investidores.

Modalidades e tarifas

O serviço de alta velocidade terá duas modalidades:

  • Um serviço expresso direto, sem paradas intermediárias, que completará o percurso em 1h30, ao preço de R$ 500 por passagem, oferecendo serviços similares aos de voos comerciais.
  • Uma versão com paradas intermediárias, que será mais demorada, com tarifas mais acessíveis, na faixa de R$ 300, comparável ao transporte rodoviário.

Próximos passos

Os próximos passos incluem a finalização dos estudos de viabilidade e a captação de recursos para viabilizar o projeto. A previsão de início das obras em 2027 e de operação completa em 2032 segue firme. A TAV Brasil espera atender à crescente demanda de passageiros que buscam uma alternativa mais rápida e confortável ao transporte aéreo e rodoviário entre as duas maiores cidades do país.

Fonte: https://diariodorio.com/projecoes-apontam-que-trem-bala-rio-sao-paulo-podera-transportar-30-milhoes-de-passageiros-por-ano/

1 Comentário

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*