Diário dos Trilhos – A concessionária que assumirá a Linha 7-Rubi, a Tic Trens e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) iniciam no próximo domingo, 1º de dezembro, os treinamentos para a transferência da operação.
De acordo com o Governo do Estado, essa ação tem o objetivo de capacitar os trabalhadores da empresa nos processos para o funcionamento do serviço que atualmente funciona de Rio Grande da Serra a Jundiaí (Serviço 710), mas que será de Barra-Funda a Jundiaí a partir do próximo ano.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Estes treinamentos são parte da fase pré-operacional que também inclui a obrigação de uso de pessoal da CPTM nos primeiros seis meses de operação comercial.
Desta forma, Estado, CPTM e Tic Trens esperam com a experiência transmitida de forma adequada, evitar impactos na mudança da gestão da Linha 7-Rubi.
A previsão é de que a partir de novembro de 2025, a concessionária passará a cuidar do ramal ferroviário sozinha, incluindo a operação, manutenção e modernização, junto com os serviços Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal). A concessão terá uma duração total de 30 anos para os três serviços, Linha 7-Rubi, TIC e TIM.
A operação do TIC Campinas, parando em Jundiaí e chegando na Barra-Funda está prevista para 2031, iniciando o primeiro trem de média velocidade do Brasil, onde as composições devem circular com velocidade de 140 km/h transportando 860 passageiros por viagem.
Já o TIM, trata-se de um novo serviço com trem parador entre Jundiai e Campinas, em trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.
Seja o primeiro a comentar