Prefeitos do Rio e Niterói defendem Linha 3 do Metrô como possível legado do Pan de 2031, caso cidades vençam disputa

O Globo – O prefeito do Rio, Eduardo Paes e o prefeito eleito de Niterói, Rodrigo Neves prometeram viabilizar a implantação da Linha 3 do Metrô, que ligaria São Gonçalo e Niterói ao Rio como legado do Pan de 2031, caso as duas cidades vençam a disputa pela organização do evento. São Paulo e Assunção (Paraguai) são as demais pré-candidatas.

—Esse é um evento que vai integrar a região metropolitana. Na Olimpiada tivemos a Linha 4 do Metrô (Barra-Zona Sul). A gente sabe da importância da Linha 3 para fazer a integracão — defendeu Rodrigo Neves.

A responsabilidade pelo metrô é do governo do Estado e vem sendo discutido desde 1968. Em 2015, o custo do projeto chegou a ser estimado em 2,57 bilhões de dólares e inclui um tunel submerso, sob a Baía de Guanabara, entre as duas cidades.

—Esses grandes eventos representam uma oportunidades concreta para grandes realizações. É uma vergonha não fazer um túnel de três quiômetros sob a Baia de Guanabara quando nós conseguimos no projeto do Porto Maravilha fazer nove quilômetros no Centro do Rio de Janeiro —comparou Paes.

Além da Linha 3, Paes disse que nào abre mão que a nova Vila Panamericana seja na área do Porto Maravilha. As declaracões foram feitas em evento no Parque Aquáticon Maria Lenk, na Barra, na oficialização da candidatura das cidades.

Os dois prefeitos acreditaram que suas cidades serão escolhidas e compararam a candidatura com a da de São Paulo:

—Estou muito animado. Com todo respeito a São Paulo é muito difícil de tirar essa vocação que Rio e Niterói têm para sediar eventos internacionais. Niterói tem qualidade de vida e histórico de atletas mddalhistas olímpicos.

A escolha entre as duas candidaturas se dará entre 15 e 30 de janeiro, quando havera uma reunião do novo Conselho do Cob.

Ao todo, votam onze pessoas. O futuro presidente do Cob, Marco La Porta que toma posse em janeiro, os atletas Fabiano Peçanha (atleta de 800 metros rasos) , Poliana Okimoto (águas abertas), presidentes de sete confederações e um membro independente a ssr escolhido.

Fonte: https://oglobo.globo.com/rio/noticia/2024/12/03/prefeitos-do-rio-e-niteroi-defendem-linha-3-do-metro-como-possivel-legado-do-pan-de-2031-caso-cidades-vencam-disputa.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0