O secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse na manhã desta quinta-feira, 29 de agosto de 2019, que até o final de 2020, o intervalo entre os trens da linha 3-Vermelha do Metrô vai passar dos atuais 125 segundos para 90 segundos..
A mudança será possível com a conclusão da implantação de um novo sistema de sinalização e controle de trens chamado CBTC – Communications-Based Train Control, em português sistema de Controle de Trens Baseado em Comunicação.
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As declarações foram feitas em entrevista à TV Globo.
Baldy disse que com a mudança, a linha 3 terá a possibilidade de receber mais trens, reduzindo a lotação.
Hoje a ligação entre a Barra Funda (zona Oeste) e Itaquera (zona Leste) é o metrô mais lotado do mundo, com 7,1 passageiros/m².
O secretário também disse que será um dos menores intervalos e citou o exemplo do sistema de Shangai, na China, que segundo ele, entre um trem e outro, são 155 segundos.
Em junho deste ano, em resposta aos questionamentos do Diário do Transporte, o Metrô informou que a previsão de início de funcionamento do sistema CBTC nas linha 3-Vermelha era o segundo semestre de 2021.
O contrato para a instalação do CBTC na Linha 3-Vermelha, que engloba também a modernização dos sistemas de sinalização e de telecomunicações das linhas 1-Azul e 2-Verde, foi assinado no valor de R$ 780 milhões.
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