Emenda quer incluir Linha 4-Amarela do Metrô até Taboão no PPA 2019-2023

Uma emenda quer incluir a extensão da linha 4-Amarela até o município de Taboão da Serra, na região metropolitana, no PPA – Plano Plurianual do Governo do Estado de São Paulo 2019-2023.

A proposta de emenda, número 11, é de autoria do deputado estadual José Aprígio da Silva (PODEMOS), e foi apresentada na sala de sessões ontem, sendo publicada nesta quinta-feira, 29 de agosto de 2019.

A emenda é ao projeto de lei 924, de 2019, do governador João Doria, que institui o Plano Plurianual – PPA 2019-2023 e que foi apresentado aos deputados estaduais no dia 15 de agosto.

Aprígio quer, na emenda, que a expansão da linha 4 para Taboão seja incluída no “Programa 3708 – Expansão, Modernização e Operação do Transporte Metropolitano – Pitu em Marcha”, da STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

Na justificativa, o parlamentar diz que o atendimento até Taboão é previsto no contrato de concessão de 2006 com a ViaQuatro, mas que, apesar da alta demanda de passageiros, a extensão por trilhos ainda não tem data para sair do papel, somente a conclusão da estação Vila Sônia, ainda na capital paulista.

“Saliente-se ainda que, conforme declaração do Ilustríssimo Senhor Silvani Pereira, Diretor Presidente do Metrô, em resposta(OF.P224 de 23/04/2019, abaixo) a Requerimento de Informações, de nossa autoria, a extensão da Linha 4-Amarela até Taboão da Serra está prevista como Fase III de implantação, todavia, sem prazo definido para implantação e operação no PPA vigente, o que denota a urgência desta Emenda a fim de atender à crescente demanda por transporte da população de Taboão da Serra e municípios vizinhos” – diz trecho do projeto.

A emenda ainda precisa ser aprovada em plenária sobre o PPA.

A extensão está incluída na fase III da linha 4-Amarela.

ÔNIBUS DA VIAQUATRO DA VILA SÔNIA A TABOÃO DA SERRA:

Durante encontro com portais de mobilidade em, 19 de fevereiro de 2019, do qual o Diário do Transporte participou, o presidente da ViaQuatro, Luís Valença, confirmou que após a conclusão da estação Vila Sônia, prevista entre 2020 e 2021, a ViaQuatro vai operar a ligação até Taboão da Serra com ônibus articulados.

A transferência entre o metrô e os ônibus da ViaQuatro será gratuita e diversas linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos vão ser unificadas e devem seguir até a Vila Sônia, não se estendendo mais até Morumbi, por exemplo.

A ViaQuatro não definiu ainda se vai comprar os ônibus ou se vai contratar uma empresa.

Luís Valença reconheceu que a experiência do Grupo Ruas, que detém ônibus municipais em São Paulo e 15% de participação na ViaQuatro, deve contribuir para esta operação.

“Eles [Grupo RuasInvest] entendem desse negócio. Nós estamos ainda na etapa de preparar esta operação de ônibus. Temos duas opções, ou ter frota própria, com manutenção e funcionários próprios, ou usar um terceiro por causa da escala. Vamos começar com uma operação muito pequena, a gente está ainda para tomar esta decisão. Se a gente for usar um terceiro, seguramente que o nosso acionista [Ruas] que entende desse assunto, alguma contribuição importante vai vir daí.” – disse o presidente da ViaQuatro  que ainda acrescentou que o serviço não será um sistema convencional de ônibus, mas vai ser uma extensão do metrô.

A empresa estuda se haverá paradas destes ônibus durante o trajeto, o que “provavelmente deve ocorrer”.

Luís Valença disse também que ainda não está definido quando vai sair do papel a Fase 3 da Linha 4, ou seja, trilhos até Taboão da Serra, mas que se isso ocorrer, a operação será da empresa.

“Se tiver a Fase 3 até Taboão, obrigatoriamente a concessionária tem de assumir a operação desse trecho novo até porque não haveria sentido ser de outra forma [com o Metrô estatal operando um pequeno trecho] , mas é explícito isso no contrato. Naturalmente, se a gente precisar de mais trens, vai fazer mais sentido que a concessionária compre estes trens adicionais, mas nem isso está ajustado no contrato hoje, só está previsto que se expandir por trilho, nós vamos operar” – disse

Não há previsão ainda de trilhos até Taboão da Serra.

Fonte: https://diariodotransporte.com.br/2019/08/29/emenda-quer-incluir-linha-4-amarela-do-metro-ate-taboao-no-ppa-2019-2023/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0