Completando cinco anos, Marcopolo Rail tem sólida representatividade no setor
Um dos maiores nomes da atualidade tem apenas cinco anos sobre os trilhos, mas com uma bagagem de mais de sete décadas de uma marca já consolidada no mercado. A Marcopolo Rail nasceu para que o Grupo Marcopolo pudesse apostar no desenvolvimento do modal e apresentar inovações em soluções metroferroviárias. E já deu muito o que falar!
Com o mundo em constante mudança e evolução em tecnologia, a empresa enxergou uma nova oportunidade e se lançou no mercado dos trilhos buscando sempre a melhoria do transporte coletivo nos principais centros urbanos.
Com uma carteira de negócios promissora e uma visão de crescimento a longo prazo, a companhia se solidificou e hoje é referência, também, quando o assunto é material rodante. A busca é a mesma em qualquer que seja a unidade, do Auster aos carros de passageiros ou dos Prospers VLTs aos projetos especiais: alta capacidade com conforto, velocidade, segurança e, principalmente, sustentabilidade.
A iniciativa ampliou a atuação da empresa no País, que, desde então, não parou mais o seu processo de produção. Em 2020, a fabricante gaúcha lançou o seu primeiro Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e mostrou ao mercado que estava pronta para expandir os negócios.
O gerente executivo da Marcopolo Rail, Petras Amaral, reforça o comprometimento da empresa com o mercado ferroviário e mobilidade urbana de alta capacidade. “Os investimentos acontecem dentro da nossa visão de longo prazo. Acreditamos no potencial do setor e no desempenho da companhia, que busca sempre a excelência”, afirma.
Carta na manga
A empresa apostou no Prosper VLT, que foi projetado para revolucionar o transporte ferroviário de passageiros. Desenvolvido nacionalmente, o produto possui foco em baixos custos de implantação e grande capacidade de customização para atender o sistema urbano, intercidades e turístico. Tem um design moderno, versátil e tecnologia de última geração, o que vem reforçar o posicionamento da Marcopolo Rail, que busca ser referência em soluções de mobilidade sobre os trilhos.
Conhecido como Trem do Pampa, da Giordani Turismo, percorre um trajeto de vinte quilômetros, entre estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas. Segundo o gerente executivo, este início demonstra toda a versatilidade da companhia para atender diferentes segmentos ferroviários.
“Esse produto reforça o nosso compromisso em ser protagonista nos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos, seja no Brasil ou no exterior”, pontua.
O percurso do Trem do Pampa é de deixar qualquer pessoa boquiaberta. Um verdadeiro passeio em alto nível, contemplando cultura, boa música, vinhos e as belíssimas paisagens do Rio Grande do Sul.
Um veículo elaborado para atender as necessidades de locomoção da população, que oferece alta velocidade, mantendo todo o conforto e segurança. A mecânica também foi pensada para entregar mais autonomia. Para isto, tem um sistema automotriz com motor integrado, além de possuir amplas zonas de acesso para análise e manutenção da unidade.
Enxergando o VLT como um leque de boas oportunidades, a empresa, recentemente, divulgou que está desenvolvendo um novo veículo com propulsão elétrica e piso baixo, em parceria com outras grandes empresas.
O executivo acredita nas possibilidades que o País pode oferecer e do mercado latino-americano como um todo. “Na Europa vemos muitos em operação. Os VLTs são voltados ao ambiente urbano e, com parceiros estratégicos, podemos aproveitar as oportunidades deste segmento no Brasil”, explica.
Saiu na frente
Na corrida contra outras grandes empresas, a Marcopolo Rail conquistou o consórcio AeroGRU fornecendo o People Mover, um veículo com emissão zero de poluentes, para transporte de passageiros da linha 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos terminais 1, 2 e 3 de passageiros do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Por ser uma solução 100% automatizada e com capacidade para 200 usuários cada (são três ao todo), conseguirá transportar dois mil usuários por hora em cada sentido, já que o tempo de deslocamento do percurso com 2.731 metros de extensão será de seis minutos.
O modelo People Mover, chamado de Aeromóvel A200, é composto por dois carros, tem abertura automática de portas identificadas e de fácil acesso, ar-condicionado, sistema anti fogo, saída de emergência em cada cabeceira do veículo para desembarque na via, espaço reservado para pessoas com mobilidade reduzida e acesso à área interna facilitada, com oito portas amplas. Dispensa a presença do condutor da cabine, pois é operado e monitorado pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e tem um layout projetado para facilitar fluxo de entrada e saída dos passageiros do aeroporto, que transitam com suas bagagens.
O processo – Toda a produção e desenvolvimento dos People Movers aconteceram em um pavilhão industrial com uma equipe especializada. Diversos desafios da engenharia precisaram ser superados para que o resultado final fosse um produto diferenciado, customizado para atender as necessidades do cliente. Hoje em testes, os people movers apresentam design arrojado com tecnologia de ponta e competitivo a nível internacional.
Fabricados seguindo as normas específicas do setor, os trens incluem testes estruturais com o objetivo de garantir durabilidade ao longo do ciclo operacional e controles de qualidade em todos os processos fabris como, por exemplo, as soldas.
Do design às peças, a nacionalização de todos os componentes é uma das prioridades da empresa que produz em suas fábricas subsistemas, como assentos e todo o interior dos veículos, além de revestimentos externos, de forma 100% nacional.
“Acreditamos fortemente no potencial do metroferroviário brasileiro, que tem condições de avançar nos deslocamentos de alta capacidade com velocidade, eficiência e conforto, além apresentar diversas vantagens na relação custo-benefício no médio prazo”, enfatiza Amaral.
Do Brasil para o Chile
E tem máquina nova em produção para o Chile: são trens movidos a diesel, que podem ser convertidos para híbridos com baterias, e que irão atender o ramal Talca-Constitución, com cerca de 88 quilômetros de extensão. O modelo Prosper VLT será produzido junto ao complexo industrial da Marcopolo em Caxias do Sul.
Presente em 13 regiões metropolitanas, das 63 disponíveis de médio e grande porte, o transporte metroferroviário, de acordo com o gerente executivo da Marcopolo, tem um grande potencial e a empresa está atenta a isso diariamente. “Realizamos um mapeamento e podemos garantir que o investimento por quilômetro construído é alto no segmento”.
O VLT de piso baixo está presente em Santos, São Paulo e Rio de Janeiro, mas existe um projeto para ser finalizado no Mato Grosso. A versatilidade do Prosper possibilita atender intercidades e turismo com o mesmo conforto.
“Ano após ano e a Marcopolo Rail vem ampliando sua atuação nos mercados nacional e internacional. Os People Movers foram entregues ao Aeroporto de Guarulhos e, agora, vamos fornecer composições para o segmento ferroviário no Chile. Os investimentos realizados na fábrica de Caxias do Sul permitem que possamos entregar padrão internacional de qualidade e eficiência para competir com outras grandes empresas de forma global”, destaca Amaral.
Dentre tantos pontos positivos sobre o VLT, chamam a atenção o baixo custo de operação, vida útil longa e alta capacidade de transporte de passageiros. Só para ter uma ideia, na versão urbana, uma composição de quatro carros chega a transportar 760 pessoas.
O executivo não abriu valores de investimentos e preços de produtos, mas garantiu que a postura da empresa seguirá sempre de forma competitiva e buscando cada vez mais expandir seus negócios no setor. “O momento é histórico, é ousado e a Marcopolo está preparada”, finaliza.
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