Transnordestina já negocia pré-contrato com a Dislub para transporte de produtos

Diário do Nordeste (CE) – A Transnordestina Logística S.A informou que já negocia a assinatura de um contrato de intenções com o Grupo Dislub Equador, para transporte de produtos. A afirmação é do diretor-presidente da Transnordestina, Tufi Daher, na cerimônia de lançamento da pedra fundamental do Parque de Tancagem da Dislub no Porto do Pecém, na manhã desta quarta-feira (19). 

“Já começamos a conversar com eles (Dislub). A obra acaba em 2027, junto com a nossa. Então, vamos fazer primeiro um contrato de intenções e em seguida firmar um contrato para transportes dos produtos deles para a região toda de Pernambuco, Piauí, e do próprio Ceará”.

“Em todo lugar do mundo quando você instala uma infraestrutura de qualidade, de performance altíssima, como vai ser a Transnordestina, é lógico que as empresas se animam a colocar nas proximidades da ferrovia, porque o frete é em torno de 30% mais barato do que o rodoviário. Isso muito nos alegra”, disse Daher.

COM PARCERIA, DISLUB QUER ATENDER CEARÁ, PERNAMBUCO E PIAUÍ

Segundo Leonardo Cerquinho, diretor de Desenvolvimento de Negócios do Grupo Dislub Equador, a partir do terminal que será construído no Pecém, e com a parceria com a Transnordestina, será possível atender não só o Estado do Ceará, mas também parte dos estados de Pernambuco e Piauí.

“A empresa já vai conseguir atender todo o estado (Ceará) independente da ferrovia, mas com a ferrovia, a gente consegue atender também o oeste de Pernambuco e o sul do Piauí. Então o Ceará vai deixar de ser um estado que recebe combustível de outros estados e vai passar a atender regionalmente fortalecendo a vocação de Pecém de ser um hub logístico para o Nordeste e não só para o estado do Ceará”, afirma.

Ele lembra que, atualmente, o Ceará é importador de combustível, recebendo 40% do produto consumido aqui de outros estados.

Sobre a possibilidade de atuar também nos portos secos que serão instalados na ferrovia, Cerquinho afirma que esse não foi um assunto conversado ainda. “Não avançamos nessa questão, mas havendo a existência de novos porto secos no interior, e quanto mais distante de Pecém, melhor, sem dúvida, a gente vai analisar com bastante cuidado”.

COMO SERÁ O PARQUE DE TANCAGEM

Com um investimento de R$ 430 milhões, sendo R$ 343 milhões financiados pelo Banco do Nordeste (BNB), o novo parque de tancagem terá uma capacidade inicial de armazenamento de 130 mil m³, com previsão de expansão para 220 mil m³.

O empreendimento irá movimentar gasolina, diesel, etanol, biocombustíveis, querosene de aviação e até petróleo bruto, caso haja demanda. Durante a fase de construção, serão gerados cerca de 500 empregos diretos, além de 100 vagas permanentes na operação do parque.

No evento de lançamento da obra, o governador Elmano de Freitas ressaltou a possibilidade de maior competitividade na distribuição de combustível no Estado do Ceará.

“Temos uma expectativa muito positiva de melhoria da logística, da distribuição, que a competitividade possa trazer, quem sabe, até redução de preço. Mas, o que é muito importante é que estamos modernizando a logística do Estado do Ceará. Penso que esse investimento, além de gerar emprego, gera oportunidade para o nosso povo, melhora a nossa condição do Porto do Pecém e, especialmente, melhora todo o setor de combustível no Estado do Ceará”, reforçou o governador.

“Hoje, cerca de 40% dos produtos consumidos no Ceará chegam por outros modais, principalmente o rodoviário. Com o novo terminal no Pecém, o estado passará a ser atendido integralmente por navios de grande escala, ampliando a eficiência logística, com potencial ainda de atender os estados vizinhos pelo modal ferroviário”, destacou o CEO do Grupo Dislub Equador, Sérgio Lins.

A construção do parque de tancagem no Porto do Pecém faz parte da estratégia de expansão do Grupo Dislub Equador, consolidando sua presença no Nordeste e contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura energética da região. A previsão é que as obras sejam concluídas em agosto de 2027.

Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/negocios/transnordestina-ja-negocia-pre-contrato-com-a-dislub-para-transporte-de-produtos-1.3621122

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0