Band.com – A Frente Parlamentar Pró-Ferrovias Fluminenses, da Assembleia Legislativa do Rio, vai enviar ao Ministério dos Transportes um documento que reforça a importância da construção de uma ferrovia para ligar a cidade de Vitória, no Espírito Santo, ao Rio. A iniciativa foi anunciada nesta segunda-feira (24), durante uma reunião na Casa.
A medida tem como objetivo formar um anel ferroviário do Sudeste para beneficiar os setores do agronegócio e da mineração. O Governo Federal já havia anunciado um investimento de R$ 3,28 bilhões na ferrovia. No entanto, o valor seria destinado apenas à construção do primeiro trecho, entre São João da Barra e Anchieta.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Durante a reunião, os parlamentares também questionaram representantes do Metrô Rio sobre a paralisação de escadas rolantes e elevadores nas estações, além do andamento das obras da Linha 4 do modal.
Para mim essa Frente Parlamentar será igual a anterior(Rio nos Trilhos), que nada produziu de efetivo. Quando anunciaram a criação desta, pelas experiências que vivemos(anterior) e ante ao que produziu a Comissão Especial da Assembleia de Minas Gerais, questionamos e sugerimos Comissão. Teria mais compromissos e apoios estruturais/regimentais. Frente Parlamentar é “Politica demais”. Também sugerimos compor colegiado com entidades ferroviaristas do Estado(Aenfer, AFMB, Amigos do Trem, UVAFER, Oscip APITO…) Ha várias, organizadas e atuantes. Também com segmentos voluntarios(Movimento Ferrovia Viva, MDT, Trilhos do Rio…) que integrariam, sem direito a voto. Minha descrença tem fundamento principal na omissão da ALERJ diante de tantos descalabros danosos ao modal ferroviário no Estado, particularmente, por ser nossa área de ação, à Linha do Litoral. O que fez ante a Resolução 4.131 – ANTT, Marco do início do abandono do ao longo do trecho ferroviário (Vila Velha a Itaboraí); MP 752 que, depois, originou a Lei 13.448/2018; PL 281(Senador José Serra) que acenava com uma luz para trechos ferroviários com potenciais, não interessantes para a Concessionária(FCA e outras), que depois, passando por MP em mesmo contexto, foi produzida a Lei 14.273/2021… Atentem bem para o espaço de tempo(2012 a 2021, mais extensão até agora), ante tanta destruição que o TRECHO AINDA CONCEDIDO recebeu.. Um quase total silêncio. Por fim, cito outros trechos, como a linha para Angra e a Linha Três Rios a Cataguases, com parte do senfo repassado à Amigos do Trem. Reitero: NÃO ACREDITO NESSA FRENTE!