Linha Centro do Metrô do Recife chega ao quarto dia sem funcionar e causa problemas

Longa espera para conseguir entrar em ônibus, passageiros se empurrando para entrar nos veículos e viagem mais demorada. Nesta quarta-feira (17), a Linha Centro do Metrô do Recife chega ao quarto dia sem operar e os passageiros estão enfrentando desafios para seguir viagem através dos coletivos. A paralisação, iniciada no domingo (14), foi causado pelo rompimento de um cabo.

Percursos que eram feitos em cerca de 20 minutos através do metrô, levam mais de uma hora com os coletivos, incluindo o trânsito e espera. Parte dos passageiros, acostumados a usar só o metrô, se vê precisando pegar mais de um ônibus para chegar ao destino.

Mais BRTs e ônibus foram colocados nas ruas, segundo o diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transportes, André Melibeu, mas não são suficientes para suprir a demanda dos 250 mil passageiros que costumam usar, diariamente, a Linha Centro.

“A gente não consegue manter a quantidade necessária para tirar toda a demanda do terminal [do metrô]. Nós estamos em período de férias, então conseguimos que as empresas reforcem os ônibus. Pedimos paciência aos usuários.”, afirma André Melibeu.

Para amenizar os problemas, além de reforçar os ônibus, as estações Jaboatão e Camaragibe foram abertas para que os passageiros tenham acesso ao Terminal Integrado de Ônibus pagando o valor da tarifa do metrô, que é de R$ 2,60.

Segundo Melibeu, a linha Jaboatão (Parador) foi de nove para 22 veículos circulando. Ainda assim, lembra o diretor de operações do Grande Recife, não é o suficiente para atender a demanda. “Não temos como suprir em 100% o metrô”, afirma.

Também foi criada uma linha de ônibus saindo de Jaboatão dos Guararapes e seguindo para o Terminal Integrado do Barro, com cinco veículos, além de outra ligando Camaragibe ao TIP. Muitos passageiros reclamaram de falta de informação e precisaram correr para pegar coletivo ao perceber que estavam na parada errada.

Problemas na Linha Centro

A interrupção do serviço é consequência do rompimento de um cabo da rede responsável por fornecer energia para os trens, segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A previsão é que o sistema volte na quinta-feira (18). (Veja vídeo acima)

A Linha Centro tem 19 estações e atende, em dias de semana, cerca de 250 mil pessoas. A CBTU explicou que o problema, iniciado no domingo (14), surgiu a partir do rompimento de um cabo no interior de um conector.

Isso ocasionou o rebaixamento da rede aérea e interrupção da operação, segundo apontou a perícia realizada pela companhia. A fiação ficou presa ao trem, que acabou a arrastando por cerca de 1 quilômetro.

A equipe de Manutenção da empresa, que está trabalhando de forma ininterrupta, aponta que equipamentos elétricos das duas linhas que auxiliam na troca de via foram danificados e, com isso, não foi possível retomar a operação em apenas uma das vias.

Fonte: https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2019/07/17/linha-centro-do-metro-do-recife-chega-ao-quarto-dia-sem-funcionar-e-causa-problemas.ghtml

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0