Mobilidade Estadão – A Prefeitura de São Paulo apresentou novos detalhes do Bonde São Paulo, projeto para criação de duas linhas de VLT no centro da capital paulista. A iniciativa do VLT (Veúclo Leve sobre Trilhos) busca reorganizar a mobilidade urbana no área, além de estimular a requalificação do espaço público e a valorização econômica da área.
De acordo com informações divulgadas no site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), o sistema poderá atender até 130 mil pessoas por dia. O projeto busca incentivar, dessa forma, o uso do transporte coletivo e a circulação de pedestres na região histórica. A proposta segue exemplos como o do VLT do Rio de Janeiro, que ajudou, assim, na revitalização da área central da capital fluminense.
Linhas e integração do VLT no centro de SP
O Bonde São Paulo contará com dois trajetos circulares, somando, assim, cerca de 12 km de extensão e conectando bairros como Bom Retiro e Brás. As linhas facilitarão o acesso a pontos culturais e turísticos importantes, incluindo o Mercado Municipal, o Triângulo Histórico, a Rua 25 de Março, o Theatro Municipal, a Sala São Paulo e, além disso, a Biblioteca Mário de Andrade. Espaços de lazer e convivência, como o Vale do Anhangabaú, o Parque da Luz, o Largo do Paissandu e o Parque Dom Pedro II, também serão contemplados, nesse sentido.
O sistema terá integração com cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM e, além disso, uma possível conexão com o BRT Radial Leste e com a futura Linha 19-Celeste do Metrô.
Trajetos previstos
A Linha 1-Sibipiruna, com trajeto circular, terá as seguintes estações:
- Largo do Paissandu
- Praça Júlio Mesquita
- Avenida Duque de Caxias
- Praça Princesa Isabel
- Rua Mauá, Rua Prates
- Rua Solon
- Rua do Areal
- Rua José Paulino
- Parque da Luz
- Rua Cásper Líbero
- Praça Alfredo Issa
Já a Linha 2-Jequitibá, circular em dois sentidos, terá as seguintes paradas:
- Largo do Paissandu
- Praça da República,
- Avenidas São João
- Prestes Maia
- Pedro Lessa
- Senador Queirós Mercúrio
- Praça João Mendes
- Rua Maria Paula
- Rua Jaceguai
- Rua da Consolação
- Rua Vieira de Carvalho
Trechos adicionais estão em estudo, incluindo opções pelas avenidas São Luís e São João, Praça Ramos de Azevedo, Rua Direita e Vale do Chá.
Próximos passos
Atualmente, o projeto está em fase de estudos técnicos, acompanhados por um Grupo de Trabalho Intersecretarial. A partir desses estudos, será, portanto, definida a modelagem do projeto, com estimativa de investimentos e custos. O processo contará, assim, com audiências e consultas públicas, para garantir a participação da sociedade na definição dos rumos do Bonde São Paulo.
Fonte: https://mobilidade.estadao.com.br/mobilidade-para-que/saiba-onde-ficarao-as-estacoes-do-futuro-vlt-no-centro-de-sao-paulo-confira/
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