Metrô CPTM – A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e atendimento nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos em São Paulo, anunciou a conclusão de uma importante etapa no processo de conservação de vias.
Neste mês de julho, a empresa finalizou a inspeção técnica em 174 km de vias férreas, que compreende os dois ramais e outras instalações.
Desde o início da concessão no ano de 2022, este procedimento se repetiu por 18 vezes, representando mais de 2 mil km de trilhos das linhas que transportam quase 900 mil passageiros por dia.
De acordo com a concessionária, as vistorias ocorrem em pontos estratégicos para identificar problemas futuros, permitindo a atuação antecipada de uma manutenção que deixa de ser corretiva e passa a ser preventiva.
Segundo a empresa, a adoção de critérios de avaliação, como verificação da integridade dos trilhos, dormentes, juntas, fixações, sistemas de sinalização e demais componentes da via permanente resultam em menor possibilidade de ocorrências que impactem a circulação dos trens.
Investimento em infraestrutura após início de concessão caótico
“Essas inspeções são fundamentais para prevenir falhas e garantir um transporte eficiente. Temos o compromisso diário com a segurança e a qualidade do serviço prestado à população. As inspeções são parte essencial desse cuidado, pois nos permitem agir de forma preventiva e garantir que os passageiros s tenham uma viagem tranquila e confiável”, afirma André Costa, diretor ViaMobilidade – Linhas 8 e 9.
As análises executadas pelo próprio time da ViaMobilidade ocorrem fora do horário de operação, durante a madrugada, em muitos casos possibilitando intervenções imediatas.
Um dos marcos importantes da concessionária recente, foi a troca de cerca de 800 metros de trilhos, por inspeção, ação integrante no plano de investimentos na ordem de R$ 1,03 bilhão em infraestrutura e melhorias operacionais ao longo de 2025.
A empresa tem divulgado com frequência as ações para melhorar as condições das duas linhas de trens metropolitanos após passar por sucessivas falhas e problemas na operação.
O caos visto nos primeiros tempos de concessão acabou levando o Ministério Público a acertar um acordo para investimentos extras na infraestrutura recebida da CPTM.
Fonte: https://www.metrocptm.com.br/viamobilidade-completa-inspecao-tecnica-de-2-mil-km-de-trilhos/
VÁ ALÉM DA MANCHETE
O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.
A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.
Seja o primeiro a comentar