Concessões de linhas do Metrô não estão no radar no momento, diz Tarcísio

Metrô CPTM – Com novos leilões para conceder linhas de trens metropolitanas e regionais para a iniciativa privada, o governo de São Paulo tem deixado o Metrô fora destes processos, ao menos em curto e médio prazo.

Em entrevista ao MetrôCPTM nesta segunda-feira, 28, durante visita às obras do monotrilho da Linha 17-Ouro, Tarcísio de Freitas falou sobre vários temas relativos ao transporte público, como o local do pátio da Linha 20-Rosa e também prazos da Linha 19-Celeste iniciar a sua construção.

Porém, futuras concessões de linhas do Metrô, como a 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e ramais em projeto foram tema da conversa.

Ao ser questionado sobre transferir para a iniciativa privada as linhas metroviárias, o governador falou sobre a CPTM ser a prioridade nas concessões, com foco em realizar o leilão da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), junto com a Linha 14-Ônix e assim encerrar os processos de concessão de ramais de trens metropolitanos.

Apesar disso, Freitas, reafirmou a continueidade dos estudos de concessões das linha do Metrô, mas isso não deve ocorrer neste ano ou em 2026, ficando portanto, para um eventual segundo mandato ou a definir na gestão seguinte, após eleições.

“Está sendo estudado [concessão do Metrô], mas não está no radar no momento. A gente está agora focado nas obras, focado na operação. A gente empreendeu as concessões das linhas da CPTM, está faltando agora a linha 10 conjugada com a 14, essa está bem adiantada, e não está no radar por hora fazer concessão [das linhas do Metrô]”, disse Tarcísio.

A concessão da última linha em operação da CPTM deve ocorrer até dezembro deste ano, quando será realizado o leilão em São Paulo, com uma ou mais empresas disputando o lote, denominado “ABC Guarulhos”.

Fonte: https://www.metrocptm.com.br/concessoes-de-linhas-do-metro-nao-estao-no-radar-no-momento-diz-tarcisio/

VÁ ALÉM DA MANCHETE

O setor ferroviário é complexo e as notícias do dia a dia são apenas a ponta do iceberg. Para entender o cenário completo, é preciso de contexto e a visão de quem cobre o setor desde 1940.

A cada edição, a Revista Ferroviária traz reportagens aprofundadas, estudos de mercado e entrevistas exclusivas sobre os temas que realmente importam: de novos VLTs e projetos privados a desafios de manutenção, o futuro da tecnologia e muito mais.

ASSINE E RECEBA A ANÁLISE QUE O MERCADO LÊ »

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0