A intenção é ligar os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, conectando a malha da MRS, no município de Nova Iguaçu (RJ), à Estrada de Ferro Vitória a Minas, sob concessão da Vale, em Cariacica (ES). Espera-se que a ferrovia reforce a utilização do Porto do Açu, localizado em São João da Barra, norte do RJ. O objetivo é ampliar a captação de cargas, aumentar a instalação de indústrias na retroárea portuária, e também possibilitar a formação de polos industriais ao longo de seu traçado nos 20 municípios que deverá atravessar.
A Vale entregou ao Governo do Espírito Santo o projeto básico de engenharia da Ferrovia Kennedy, o primeiro trecho da ferrovia federal EF-118, com traçado no Estado, conectando por 92,8 quilômetros os municípios de Anchieta e Presidente Kennedy, na divisa com o Rio de Janeiro. A realização e entrega dos estudos ambientais básicos pela consultoria terá o prazo de dois anos. Ao final, a análise técnica ambiental será doada pelo ES em ação ao governo do Estado, para que viabilize com parceiros a execução do projeto.
572 km.
Larga (1.600 mm) e mista (prevista).
Indefinido.
R$ 10 bilhões.
Ainda sem definição.
Possivelmente.
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