A primeira fase tem 6,7 km de extensão, com oito estações entre Morumbi e Jardim Aeroporto, além de um pátio para estacionamento e manutenção de trens. O projeto original contempla, no entanto, 17,6 km e 18 estações entre Jabaquara e São Paulo/Morumbi.
Atualmente, apenas a Estação Morumbi da Linha 17-Ouro já está concluída. Sendo assim, outras sete passam por acabamentos: Congonhas, Jardim Aeroporto, Brooklin Paulista, Vereador José Diniz, Campo Belo, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.
TRECHO OPERACIONAL: 0 km.
EXTENSÃO DO PROJETO: 17,6 km (Jabaquara- -São Paulo-Morumbi).
Não opera por trilhos e, sim, por pneus em monobloco de concreto.
2026.
Governo de São Paulo, Caixa Econômica Federal e Prefeitura de São Paulo.
Para as obras, não. A Via- Mobilidade (Grupo CCR e a empresa Ruasinvest) venceu o leilão para operação, manutenção e conservação das linhas 5-Lilás e 17-Ouro por 20 anos.
Consórcio Monotrilho Ouro (COESA Engenharia Ltda e KPE Performance em Engenharia S.A.), Consórcio BYD Skyrail São Paulo, Consórcio TSEA/Ferreira Guedes/Adtranz, TK Elevadores Brasil Ltda. (Thyssenkrupp).
Copyright Revista Ferroviária. Todos os direitos reservados.