A matéria de capa é sobre o processo que prevê mudar o atual modelo de gestão dos 100 km de linhas ferroviárias existentes dentro do maior complexo portuário da América Latina. 

Atualmente sob operação da Portofer, arrendada à Rumo, a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), pelos planos do governo federal, deverá passar a ser comandada por uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), cujo quadro de acionistas poderá ser composto pelas operadoras ferroviárias que hoje acessam o porto. A reportagem falou com todos os atores envolvidos nesse processo, destacou os investimentos e prazos, além de ter abordado as polêmicas em torno da Ferradura de Santos, concedida à MRS.

A Entrevista é com o presidente da Bamin, Eduardo Ledsham, que detalhou a futura operação no trecho 1 da Fiol, arrematado pela empresa no último dia 8 de abril. A expectativa é iniciar a operação em junho de 2026, até lá com a ferrovia e o Porto Sul concluídos e o material rodante operando nos 537 km de extensão entre Ilhéus e Caetité, na Bahia. 

Outra reportagem especial é sobre o imbróglio do VLT de Cuiabá-Várzea Grande, que abriu margem para discussões sobre a mudança do modal por corredor de ônibus na capital mato-grossense. Enquanto o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, quer vender os trens já fabricados e armazenados no espaço em que seria abrigado o CCO do sistema, entidades do setor ferroviário unem forças para que o projeto do VLT seja mantido e concluído. 

A edição também fala sobre uma ação bem-sucedida da equipe da CCR Metrô Bahia, que inventou uma forma de monitorar e reestabelecer de maneira remota e em tempo real a operação das máquinas de autoatendimento nas estações do Metrô de Salvador. O resultado se reflete na redução de filas e de aglomeração de pessoas nos espaços para a compra de passagens. 

Conteúdo atualizado 

Em Expressas, a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM pelo grupo CCR; o atraso no início das obras da Fico; a insatisfação do secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro, Delmo Pinho, com a provável destinação dos recursos da renovação antecipada do contrato de concessão da FCA; os grandes investimentos previstos no setor ferroviário, que vêm chamando a atenção de empreiteiras de segmentos que até então não atuavam em obras de ferrovia; e a construção de um complexo intermodal pela MRS em Pederneiras.  

Em Gente, o novo cargo na ANPTrilhos do presidente da SuperVia, Antonio Sanches; e a diretoria da Abifer para o biênio 2021/2023. Em Gente que faz diferença, os pingue-pongues com Valéria Mousinho Malaquias, coordenadora de Manutenção do Sistemas de Tráfego Automatizado do MetrôRio; Rodrigo Pereira Gonçalves, especialista Ferroviário 1 da MRS; e Maury Rodrigues Ferreira, supervisor de Produção da AmstedMaxion. 

O Estudo de Mercado traz as tabelas atualizadas do levantamento Todos os Vagões. Em Suprimentos, as reformas e ampliações de oficinas de manutenção de vagões para atenderem à crescente demanda do mercado. A Nota Técnica reproduz o trabalho vencedor da categoria 02 do 7º Prêmio Tecnologia & Desenvolvimento Metroferroviários CBTU-ANPTrilhos, escrito por Leandro Kojima e coautoria de Reinaldo Teixeira Nappo, ambos do Metrô de São Paulo. O título é “Tomada de decisão baseada em dados: como aumentar a eficiência nas contratações”. 

André Kuhn, presidente da Valec, discorre sobre o tema “Ferrovias: motor para o desenvolvimento nacional” na seção Artigo. Em Estatísticas, os dados de movimentação de carga e de passageiros nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. A Foto do Mês traz a primeira composição das 28 previstas para o monotrilho de Salvador, divulgada pela chinesa BYD. 

O Arquivo Ferroviário é com uma joia rara da história ferroviária do Nordeste: a locomotiva a vapor fabricada pela alemã Henschell & Sohn, em 1929, e que deverá fazer parte de um trajeto turístico planejado pela CBTU Maceió. O Sumário traz uma foto da Estação da Luz, marco da capital paulista que completa 120 anos este ano.  

A edição também contempla dois assuntos técnicos capitaneados por empresas atuantes no setor ferroviário. Uma delas é a Trópico, que vem investindo na transformação digital da ferrovia, oferecendo às operadoras soluções de conectividade, com rede wireless privada e de ampla cobertura. A segunda é a Clamper, que traz o estudo técnico “Sistemas Ferroviários: a importância da proteção contra raios e surtos elétricos”. Ambos os materiais e conteúdos são de responsabilidade das respectivas empresas anunciantes.       

Gestão compartilhada

Os próximos meses serão decisivos para um processo que prevê mudar o atual modelo de gestão dos 100 km de linhas ferroviárias […]

Editorial

A entrada da CCR na operação de trens metropolitanos, através das linhas 8 e 9 da CPTM, consolida ainda mais o papel do grupo no transporte […]

Leia mais »

Cartas

Chama atenção o movimento de barcaças desde Miritituba até Vila do Conde. Muitas variáveis difíceis de monitorar. […]

Leia mais »

Agenda

INTERMODAL SOUTH AMERICA
31/08 a 02/09 – São Paulo, SP
Organização: Informa
Site: www.intermodal.com.br […]

Leia mais »
Foto: Divulgação/BYD

Foto do mês

A primeira composição das 28 previstas para o monotrilho de Salvador (BA) foi apresentada aos soteropolitanos numa transmissão on-line, em abril […]