O primeiro pedido é de 12 trens Coradia Lirex, que vão operar na linha Munique-Passau no final de 2009. O segundo inclui o fornecimento de 27 trens Coradia Lirex para a região de Wurzburg (Bavaria), dos quais oito serão colocados em operação no final de 2009 e os outros 19 no final de 2010. Todos os trens serão produzidos na fábrica da Alstom em Salzgitter, na Alemanha.
Os trens Coradia Lirex, que podem operar a velocidades de até 160 km/h, são caracterizados pelo alto grau de modularidade. A extensão dos carros, número de portas e o design interior podem ser adaptados de acordo com as necessidades das operadoras e dos passageiros. O ajuste das áreas multifuncionais pode ser variado para se adaptar à estação do ano.
No verão, por exemplo, é possível disponibilizar mais espaço aos passageiros para o transporte de bicicletas. Um piso rebaixado e corredores entre os carros facilitam o acesso ao interior e o movimento a bordo do trem, para pessoas com mobilidade reduzida. Outro diferencial é que os materiais utilizados na fabricação dos trens Coradia Lirex são 95% recicláveis, um bom exemplo da abordagem ambiental aplicada pela Alstom.
POD NOS TRILHOS
- Investimentos, projetos e desafios da CCR na mobilidade urbana
- O projeto de renovação de 560 km de vias da MRS
- Da expansão da Malha Norte às obras na Malha Paulista: os projetos da Rumo no setor ferroviário
- TIC Trens: o sonho começa a virar realidade
- SP nos Trilhos: os projetos ferroviários na carteira do estado
Desde o lançamento dos primeiros trens regionais da série Coradia Lirex em 2002, a Alstom vendeu quase 200 trens na Alemanha e na Suécia. Na Alemanha, a DB Regio AG encomendou 76 trens Coradia Lirex.
Seja o primeiro a comentar