Projetos de transporte chegam a R$ 15 bilhões

O BNDES tem em carteira – contratados ou prestes a terem contrato assinado – projetos de transporte e logística que somam R$ 15,6 bilhões, dos quais R$ 6,4 bilhões financiados pelo banco. Este volume de recursos começou a ser analisado em 2004, dentro de uma linha diferenciada de tratamento, que elevou estes segmentos à categoria de prioridade depois que um estudo técnico, concluído em outubro, identificou os principais gargalos de infra-estrutura que impedem melhor desempenho de outros setores.


 


Há casos em que o banco iniciará uma nova metodologia de empréstimo que, de certa forma, antecipa o que prevêem as Parcerias Público-Privadas (PPPs). Exemplo disso é a fabricação de equipamentos para transporte ferroviário. Em vez de financiar as concessionárias, com as quais o banco já está excessivamente exposto, o BNDES empresta dinheiro aos usuários das ferrovias.


 


O raciocínio é simples: uma empresa encomenda a produção de vagões que servirão para escoar suas mercadorias. Utiliza, no contrato, dinheiro financiado pelo banco. Repassa à ferrovia os vagões, obtendo, em troca, desconto no frete em contratos de longo prazo pelo mesmo período estipulado para o financiamento (em torno de dez anos). A garantia do banco é o contrato entre concessionária e usuário.


 


O Grupo Caramuru, maior processador de soja de capital nacional do País, é um exemplo da aplicação da tese das PPPs. Para contornar um problema logístico, a empresa está investindo R$ 33 milhões na aquisição de locomotivas e vagões que já estão sendo operados pela Brasil ferrovias, entre o terminal multimodal de Pederneiras (SP) e o Porto de Santos, num acordo de longo prazo.


 


O vice-presidente da empresa, César Borges de Sousa, diz que antes o grupo investiu no próprio terminal portuário, com a promessa de transporte ferroviário até Santos com a Ferroban (concessionária controlada pela Brasil ferrovias). `Mas houve muita dificuldade de cumprimento do contrato (de transporte por ferrrovia). Percebemos que seria mais fácil investir nas locomotivas e vagões`, resume o executivo.


 


Pelas estatísticas do BNDES, o volume de recursos das consultas para obtenção de empréstimos em projetos de transportes terrestres aumentou 144% no primeiro bimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, e soma R$ 844 milhões. Uma parte desse incremento se deve à nova forma de tratamento e também a algumas facilidades oferecidas nos empréstimos.


 


O chefe do Departamento de Transporte e Logística do BNDES, Rômulo Santos, explica que projetos de equipamentos de transporte eram avaliados no âmbito da

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Estado de S. Paulo

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*



0