Metrô pode ficar pronto em setembro

A novela da conclusão da linha 1 do metrô de Belo Horizonte parece finalmente estar chegando ao fim. Depois de mais de 24 anos, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) anuncia para o mês de setembro a finalização do trecho entre a Estação São Gabriel e a Vilarinho, último da linha. A sinalização do percurso, que era o que faltava, foi concluída este mês, assim como a implantação do sistema digital na central de operações. O encerramento dos trabalhos depende agora do treinamento dos funcionários, que será feito por uma equipe italiana da empresa que venceu a licitação da obra.

“Os técnicos italianos vão chegar ao Brasil este mês e, até o dia 20, começam a treinar os operadores da central e os maquinistas`, disse o superintendente da CBTU, Luís Roberto Pieroni. Ele justifica o atraso alegando que houve problemas burocráticos na vinda dos italianos para o país. Em operação desde 2002, o trajeto São Gabriel/Vilarinho tem apenas um trem para ir e voltar de um ponto a outro. Isso faz com que os passageiros que desejam prosseguir a viagem tenham que fazer baldeação, ou seja, descer em São Gabriel para pegar outro trem que vai adiante. Outro problema do sistema é o tempo que se gasta para que a locomotiva volte para a Estação Vilarinho – em média, 27 minutos.

A parte final das obras exigiu R$ 16 milhões em recursos. Mas a linha 1 do metrô representou um valor mais de cem vezes superior a este. Desde o início da implantação, em 1981, até hoje, foram investidos US$ 800 milhões. “Quando se trata do sistema de metrô, parece que existe má vontade do poder público em colocar dinheiro. Mas é porque são valores muito altos, que sempre esbarram no orçamento do Governo`, alega.

Com a conclusão da obra, o gasto com a linha 1 será destinado, a partir do ano que vem, somente à manutenção do sistema. Pieroni informa que, para 2006, serão colocados no orçamento do Governo federal R$ 15 milhões para melhorias nas estações do metrô, com a implantação de acesso para portadores de necessidades especiais e também de escadas rolantes.

O superintendente da CBTU afirma que o sistema digital, que também será inaugurado em setembro, é mais moderno e representa ganho de tempo para os passageiros. “Vamos baixar o intervalo da saída de um trem para outro dos sete minutos e meio atuais para 5 minutos, podendo chegar a 3 minutos e meio`, afirma.

Encerrada a linha 1, a CBTU já pode pensar em retomar os trabalhos de implantação da linha 2 _ Calafate/Barreiro _ que estão paralisados por falta de recursos. A obra tem R$ 27 milhões previstos em emendas parlamentares que ainda não foram liberadas. Até 2008, a conclusão do trecho tem um gasto previsto de R$ 500 milhões.

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Fonte: Hoje em Dia – MG

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