Metrofor vai receber US$ 85 milhões

As obras do segundo trecho do Metrô de Superfície de Fortaleza (Metrofor) — que interligará a Estação João Felipe, em Fortaleza, a cidade de Caucaia — vão receber US$ 85 milhões do Banco Mundial (Bird). Segundo o executivo da instituição multilateral no Brasil, Antônio Rocha Magalhães, o contrato de financiamento já foi celebrado e os recursos estão aguardando tão somente a aprovação da União.

De acordo com Sérgio Nogueira, presidente da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor), as negociações com o governo federal envolvem os ministérios da Fazenda e do Planejamento, além da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que é co-gestora do projeto. Ele acrescenta que a segunda etapa tem previsão de gastos de US$ 176,2 milhões, sendo US$ 91,2 milhões de contrapartida da União e US$ 85 milhões do Bird.

O segundo estágio corresponde à construção da Linha Oeste do Metrô. São 19 quilômetros, interligando Caucaia a Fortaleza. Contará inicialmente com dez estações (sendo duas de elevado): Tirol, Álvaro Weyne, Antônio Bezerra, São Miguel, Parque Albano, Conjunto Ceará, Jurema, Araturi, Nova Metrópole e Caucaia. “Nessa fase, o sistema receberá mais oito composições, terá um centro administrativo-operacional e linhas duplicadas”, destaca Nogueira.

Para iniciar a nova etapa, a primeira fase não precisa estar concluída. Basta a liberação das primeiras parcelas de verbas federais. “Já temos o contrato de financiamento com o Bird assinado. Estamos aguardando o aval da União para iniciarmos os projetos executivos da nova etapa”, relata.

Situação – Conforme Nogueira, a linha que interligará Fortaleza a Maracanaú está com as obras “praticamente paralisadas”. Dos R$ 61 milhões previstos para 2005, apenas R$ 14,5 milhões entraram efetivamente no caixa da obra. “Foram liberados R$ 25 milhões mas ainda não recebemos esse montante, apenas os R$ 14,5 milhões. A situação é difícil”, admite.

Sérgio Nogueira revela que a verba aprovada por meio de projeto de lei e incluída nos restos a pagar de 2004 — no valor de R$ 10 milhões — foi repassada. “Mas estamos quitando compromissos do ano passado”, diz. Ele acrescenta que, diante da envergadura do projeto, as obras que estão sendo feitas no primeiro trecho são insignificantes. “Só temos, até agora, a promessa de que o Metrofor será incluído nos projetos-pilotos do acordo com o FMI (Fundo Monetário internacional), o que iria melhorar o fluxo financeiro do metrô de Fortaleza”.

As obras do Metrofor tiveram início em janeiro de 1999, com a construção da linha de carga. Em agosto do mesmo ano foram iniciados os trabalhos no trecho subterrâneo, no Centro de Fortaleza. O projeto foi paralisado em outubro de 2002 e reiniciado em abril de 2004, após liberação de R$ 10,9 milhões de verbas do governo federal, de um total de R$ 46 milhões estimados para serem liberados até o final daquele ano.

O prazo final de implantação do Metrofor está comprometido, em conseqüência da indefinição quanto ao fluxo de repasses de verbas federais. Atualmente, as obras da Linha Sul estão com cerca de 45% concluídas.

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Fonte: Diário do Nordeste – CE

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