Avança o projeto da ferrovia

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano habilitou as empresas Astep, ATP, Maia Melo e Ecoplan na licitação que vai escolher qual delas vai fazer os projetos executivos de uma parte dos trechos pernambucanos da Transnordestina, um projeto ferroviário que prevê uma ligação do interior do Nordeste (passando pelo Sul do Piauí e pelos sertões de Pernambuco e Ceará) com os portos de Suape e Pecém, próximo à Fortaleza.A elaboração dos projetos executivos vai demandar um investimento de cerca de R$ 6 milhões.

Os projetos básicos dão subsídios para que seja realizada a licitação de construção das obras. Foram habilitadas todas as empresas que entregaram a documentação na última semana de junho. “Agora, as empresas têm um prazo de cinco dias para entrarem com recursos. Não havendo reclamações, serão abertas as propostas técnicas”, explicou a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, Terezinha Nunes.

Na proposta técnica, as empresas mostram a qualificação que têm para elaborarem esse tipo de projeto. Depois dessa fase da licitação, serão abertos os envelopes com os preços que essas consultorias cobram para fazer os projetos. Vence a empresa que apresentar o menor preço.

Os projetos básicos a serem contratado são dos trechos Salgueiro-Parnamirim-Petrolina e Parnamirim-Araripina. As obras da Transnordestina serão feitas pela Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN) utilizando, principalmente, recursos públicos ou de financiamentos com órgãos que pertencem à União. A Transnordestina terá um custo de R$ 4,5 bilhões. O governo do Estado está realizando a licitação porque firmou um convênio com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) no qual o Executivo estadual se comprometeu a fazer os projetos executivos e até as obras dos novos trechos com recursos da União e outros repasses.

Ainda nesse convênio, o Dnit já repassou R$ 11 milhões ao governo do Estado para fazer os projetos executivos e as desapropriações nos locais pelos quais vai passar a ferrovia.

O novo projeto da Transnordestina prevê a construção de outra ferrovia em grande parte do trecho que liga o Recife ao Sertão (até Serrita). Não será recuperado o trecho Recife-Salgueiro que se encontra totalmente sucateado. Esse sucateamento piorou depois de 1997, quando a CFN assumiu a administração da antiga Malha Nordeste numa concessão feita pelo Governo Federal.

Há expectativa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncie em setembro o início das obras dessa ferrovia.

Borrowers who would look cash advance payday loans their short terms. payday loans

It is why would payday cash advance loan want more simultaneous loans. payday loans

Payday lenders so why payday loans online look at.

Bad lenders will be payday loans online credit bureau.
Fonte: Jornal do Commercio

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*