Brasil Ferrovias se estrutura

Novo desenho da empresa permitirá, por exemplo, mais eficiência na utilização da frota. Segundo o diretor-presidente da empresa, Elias Nigri, a reestruturação proporcionará um aumento da eficiência no transporte de carga. `Não haverá agora a necessidade de troca de vagões para trafegar do Mato Grosso do Sul até o Porto de Santos, como acontecia anteriormente`, disse.

Com essa modificação, ressaltou Nigri, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), será sócio da Brasil Ferrovias, com cerca de 43% das ações e os fundos de previdência Funcef e Previ ficaram com 25% cada um e o restante dividido entre o JPMorgan, Laif e Constran.

`Além da nova composição da holding, nós estamos iniciando um plano de investimentos de cerca de R$ 1 bilhão, na aquisição de novas locomotivas e vagões e na melhoria da via férrea`, disse Nigri.

Ele acrescentou que somente na melhoria da malha serão gastos R$ 500 milhões. `A maioria dos recursos será aplicada no trecho de concessão da Ferroban, em São Paulo, e da Novoeste`. Outros R$ 500 milhões serão investidos na compra de 100 locomotivas e mil vagões. `A expectativa é que até o final deste ano metade dessa encomenda seja entregue para a companhia`, ressaltou. As locomotivas, segundo Nigri, serão importadas dos EUA e Canadá.

Com os novos investimentos, a companhia espera dobrar o volume transportado em 2008. A previsão para este ano, segundo o diretor-presidente da holding, é de um movimento de 15 milhões de toneladas de cargas e em 2006, cerca de 20 milhões de toneladas. No primeiro semestre, a empresa já acumulou um volume transportado de 7,5 milhões de toneladas, ante 6,8 milhões de toneladas nos seis primeiros meses de 2004. `A receita da companhia deve atingir em 2008, com a conclusão dos investimentos, em torno de R$ 1,8 bilhão`, afirmou Nigri. A previsão para 2005 é de R$ 800 milhões.

O executivo acrescentou que os investimentos na aquisição de material rodante serão feitos em parceria com os clientes da Brasil Ferrovias – os financiamentos serão das empresas parceiras. `Esses investimentos deverão ser concluídos no início da próxima safra, pois, assim conseguiremos reduzir os problemas logísticos no escoamento de nossa produção agrícola`, disse.

O diretor-presidente da Brasil Ferrovias disse ainda que além dos aportes para a melhoria de eficiência da holding, foram iniciadas no Porto de Santos as obras de construção do Terminal de Granéis do Guarujá (TGG) cujo investimento é estimado em R$ 270 milhões. O novo terminal terá capacidade para armazenagem de cinco milhões de toneladas na primeira fase. `Até 2007, o volume armazenado chegará a oito milhões de toneladas. Esse projeto, em conjunto com a segunda via na margem direita do Porto de Santos, está previsto na reestruturação da Brasil Ferrovias`. As obras na margem direita, estão em fase de análise pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). `Estamos aguardando a aprovação para darmos início ao projeto`, ressaltou.

Segundo Nigri, serão aportados R$ 25 milhões na segunda linha férrea em Santos, que será operada pela MRS Logística. `Pagaremos o direito de passagem que será descontado nos recursos aplicados na via`, disse o executivo.

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Fonte: Gazeta Mercantil

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