Obras em Madureira serão concluídas em janeiro

RIO – As obras de recuperação e modernização da estação ferroviária de Madureira, que faz parte do Ramal de Deodoro, estarão concluídas até janeiro. A previsão de entrega foi confirmada hoje pela governadora Rosinha Garotinho durante visita à estação com o secretário de Transportes, Augusto Ariston. A revitalização das 19 estações do ramal faz parte do PET (Programa Estadual de Transportes), que terá investimentos de US$ 365 milhões.

Com a modernização, os moradores de Madureira serão os primeiros beneficiados pelo projeto Estação Cidadania. Além de possibilitar o acesso da população a projetos sociais e serviços oferecidos pelo governo do estado, a estação terá um Centro de Internet Comunitária, onde os usuários terão acesso gratuito à rede em banda larga. Para facilitar a locomoção de idosos e portadores de deficiência, a estação vai ganhar escadas rolantes com cobertura.

– Quem passa por aqui pode ver o sofrimento dessas pessoas, que têm que subir essa escadaria para chegar às roletas. Com as escadas rolantes, vamos acabar com esse problema. Também vamos instalar aqui um módulo simplificado do Rio Simples, com emissão de documentos e consulta ao balcão de empregos – explicou Rosinha.
A recuperação das estações começou em março e, segundo o secretário de Transportes, cada uma tem um projeto específico. A implantação de escadas rolantes também está prevista nas estações do Méier, de São Francisco Xavier e de Cascadura. As melhorias no ramal ainda compreendem a instalação de salas do Programa Cinema Popular e bibliotecas, arborização dos arredores das estações, com a construção de calçadas e a substituição dos muros por grades, além de novos design e sinalização.

– Essa é a nova formatação definida para o Ramal de Deodoro, levando em consideração a situação geográfica de cada estação. Embora seja difícil fazer obras nesses espaços, em razão da grande quantidade de pessoas que usam o transporte ferroviário todos os dias, em janeiro já poderemos ver o alcance social dessa intervenção – destacou Ariston.
A governadora pediu paciência à população até a entrega das estações.

– Sabemos que esse tipo de obra sempre traz um pouco de transtorno, mas o benefício que a população terá depois da conclusão será muito maior – ressaltou.

Só na revitalização das estações de Madureira, Méier e São Francisco Xavier estão sendo investidos R$ 17 milhões. De acordo com o presidente da Central (Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística), Albuíno Azeredo, a recuperação do ramal ferroviário de Deodoro – um trecho de 25 quilômetros entre as estações Dom Pedro II e Deodoro, por onde passam diariamente 76 mil passageiros – é um dos pontos principais do Programa Estadual de Transportes. A compra e reforma de trens e a implantação de corredores rodoviários, como o da Alameda São Boaventura, em Niterói, também fazem parte do PET.

– Já compramos 20 trens a US$ 90 milhões. O primeiro deverá sair de Seul, na Coréia do Sul, em 30 de outubro, chegando aqui no fim deste ano, para entrar em operação em janeiro de 2006. E, dos 50 trens previstos para serem reformados, 38 já foram entregues, faltando apenas 10 com ar-condicionado e dois sem refrigeração – calculou.
Do total de investimentos no PET, US$ 155 milhões serão aplicados pelo Banco Mundial, US$ 93 milhões pelo governo do estado e o restante pela concessionária SuperVia. Segundo Albuíno, metade desse valor já foi investido nos projetos previstos.

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Fonte: Home Page do Macá

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