O consórcio liderado pela Alstom vai fornecer para a Linha 2- Verde do Metrô de São Paulo a instalação e testes de equipamentos de sinalização e controle, rede de média tensão, sistemas auxiliares e de abastecimento de energia. O valor desse contrato é de cerca de 42 milhões de euros, cabendo à empresa 64% dessa quantia.
Ficará sob a responsabilidade da Alstom fornecer os equipamentos de sinalização e controle, bem como a parte dos sistemas auxiliares e de fornecimento de energia. A extensão da Linha 2 terá quatro quilômetros, 3,9 km dos quais cobertos por túneis. Farão parte também três novas estações: Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga.
O início das operações dos primeiros 2,9 quilômetros da extensão, entre as Estações Ana Rosa e a Imigrantes, está planejado para o primeiro semestre de 2006. O trecho restante deve entrar em serviço na metade de 2006. No momento, a Linha 2 conta com sete quilômetros de extensão e opera entre as Estações Ana Rosa e Vila Madalena.
Em um outro contrato, de cerca de 4,6 milhões de euros, a Alstom também será responsável pelo projeto, fornecimento e instalação de equipamentos de ventilação para 3 novas estações na extensão da linha 2.
A Linha 2 – Verde possuirá integração com a Linha 1 – Azul nas estações Paraíso e Ana Rosa e o novo trecho irá se integrar com a futura extensão da Linha 5 – Lilás, na Estação Chácara Klabin.
Hoje, 280 mil passageiros usam, diariamente, a Linha 2 – Verde entre as Estações Ana Rosa e Vila Madalena. Com a expansão até a Estação Imigrantes, esse número subirá para cerca de 320 mil passageiros por dia. Assim que a Estação Ipiranga entrar em operação, estima-se que o número total gire em torno de 370 mil usuários por dia.
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