Os novos aportes anunciados para o setor ferroviário deverão somar cerca de R$ 5,7 bilhões até 2009. Somados aos aportes já anunciados pela Associação Nacional dos Transportes Ferroviários (ANTF), ao todo deverão ser aplicados recursos de R$ 13,9 bilhões na malha férrea brasileira nos próximos quatro anos.
Um dos maiores investimentos anunciado é a obra da Companhia Ferroviária do Nordeste (CFN), que irá originar a Nova Ferrovia Transnordestina . O valor total das obras chega a R$ 4,5 bilhões e prevê a construção de um novo trecho entre Araripina (PE) e Eliseu Martins (PI).
“De Araripina sairão dois ramais: um levará ao Porto de Pecém (CE), remodelando e alargando trilhos já existentes em boa parte do traçado”, conta Jayme Nicolato, presidente da CFN. Esta obra está avaliada em R$ 1,5 bilhão. Outro trecho, todo em bitola larga, corta o Estado de Pernambuco e desemboca no Porto de Suape (PE), com investimento de R$ 3 bilhões.
A MRS Logística deverá investir R$ 657 milhões em 2006, cerca de 39% mais que o programado para este ano (R$ 471 milhões). Para 2007, estão planejados aportes de R$ 578 milhões. A MRS controla, opera e monitora a malha sudeste da Rede Ferroviária Federal.
“Até 2009 a empresa deve atingir 180 milhões de toneladas transportadas. A companhia necessitará de 5,2 mil novos vagões e já está em contato com fornecedores locais e internacionais”, diz Júlio Fontana Neto, presidente da MRS Logística.
Outra concessionária que está anunciando investimentos é a Ferrovia Teresa Cristina (FTC) de Santa Catarina, que investirá R$ 8,15 milhões no ano que vem. “Este ano deverão ser investidos R$ 6,3 milhões”, conta Luis Mario Novochadlo, diretor da FTC.
Ferrovia terá aporte de R$ 13,9 bi até 2009
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