A ALL anunciou nesta quarta-feira, dia 03, um resultado operacional de R$ 110 milhões no terceiro trimestre de 2005, com um crescimento de aproximadamente 70% em relação ao mesmo período do ano anterior. O lucro líquido foi de R$ 44 milhões, após um ganho de R$ 47,6 milhões no 3T04 — a perda é realtiva ao efeito cambial sobre o investimento na ALL Argentina. A margem de lucro operacional cresceu 9 pontos, atingindo 36% no trimestre e o EBITDAR (lucro antes dos juros, imposto de renda, depreciação, amortização e aluguel de vagões), aumentou 62% atingindo R$ 145 milhões.
O resultado, de acordo com Relatório Financeiro divulgado pela empresa, se deve a um crescimento de volume de 20%, alcançado em um cenário de mercado difícil em função da quebra de safra no sul, somado a ganhos de preço e a redução de custos. Nos primeiros nove meses do ano, o resultado operacional da ALL atingiu R$ 258 milhões, superando em 36% o registrado no mesmo período do ano anterior e a margem operacional chegou a 31%, crescendo 4,5 pontos. O EBITDAR atingiu R$ 364 milhões, crescendo 35% em relação ao mesmo período de 2004.
A receita operacional bruta da companhia cresceu 29% no terceiro trimestre de 2005 comparado com o mesmo período do ano anterior, passando de R$270 milhões para R$348 milhões, enquanto a receita líquida aumentou 27%, passando para R$302 milhões. No acumulado de 2005, a receita operacional bruta e a receita operacional líquida cresceram 16%, atingindo R$ 957 milhões e R$ 837 milhões, respectivamente.
“Para fazer frente a quebra de safra no Rio Grande do Sul, transferimos boa parte dos vagões e locomotivas para o norte da nossa malha a fim de aproveitar o espaço para ganho de market share na região. Captamos mais cargas no Paraná e em Santa Catarina, compensando o menor volume transportado para o Porto do Rio Grande”, disse Sérgio Pedreiro, diretor Financeiro da ALL.
Durante o terceiro trimestre, a ALL aumentou seu market share nos portos de 47% para 72%. O crescimento resultou em um aumento histórico na participação nos portos de Paranaguá e São Francisco do Sul, passando de 46% para 70%, e de um market share que chegou a 100% no porto de Rio Grande pelo segundo trimestre consecutivo. O crescimento de volume atingiu 28% no segmento de commodities agrícolas e 14% em produtos industrializados, com destaque para o aumento de transporte de produtos siderúrgicos, madeira, papel e celulose, contêineres e álcool para exportação.
“O resultado alcançado nesse cenário mostra mais uma vez a capacidade de adaptação da ALL e o comprometimento e a disciplina do nosso time”, afirma o Presidente da ALL, Bernardo Hees. A empresa já iniciou os investimentos que deverão suportar o crescimento no próximo ano, com a compra de 65 locomotivas GE C-30, que começarão a operar no início de 2006.
“Mais de mil vagões já foram encomendados pelos clientes, e em 2006 daremos continuidade aos investimentos em via permanente e em tecnologia, que estão em linha com os nossos ambiciosos planos de expansão”, afirmou Pedreiro.
ALL Brasil
A ALL Brasil registrou um resultado operacional de R$ 102 milhões no terceiro trimestre do ano, com um crescimento de 75% em relação ao terceiro trimestre de 2004. A margem operacional cresceu de 29% para 38% e o EBITDAR atingiu R$ 133 milhões, 73% superior ao mesmo período do ano passado. A receita operacional bruta cresceu 33%, atingindo R$ 312 milhões, enquanto a Receita Líquida aumentou 31% , alcançando R$ 267 milhões.
No acumulado dos primeiros nove meses do ano, o resultado operacional ficou em R$ 243 milhões, com crescimento de 36% em relação ao mesmo período de 2004. A margem operacional cresceu de 29% para 33% e o EBITDAR aumentou 38% alcançando R$ 332 milhões no período. A receita operacional bruta e a receita operacional líquida cresceram 19% comparado aos pr
Resultado operacional da ALL cresce 70%
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