Transnordestina será “estruturante” para a região

O governo federal quer transformar a nova Transnordestina em uma alavanca para o crescimento econômico e social da região Nordeste do país. “Trata-se de um projeto estruturante e vital para o desenvolvimento da região”, afirmou Pedro Brito, secretário-executivo substituto do Ministério da Integração e coordenador do projeto da ferrovia. Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, Brito disse que a Transnordestina é um projeto que vai mudar completamente a possibilidade de logística da região.
“A Transnordestina é mais do que um instrumento de logística, vai viabilizar muitos empreendimentos potenciais”, afirmou José Augusto Valente, secretário de Política Nacional do Ministério dos Transportes. Participaram do projeto os ministérios da Integração Nacional, dos Transportes, da Fazenda e Casa Civil. O Ministério do Meio Ambiente também participou na questão das licenças ambientais necessárias ao projeto.

Com 1.860 quilômetros de extensão, a ferrovia começará no município de Eliseu Martins, no Piauí. De lá, segue pelo interior pernambucano até a cidade de Salgueiro, onde bifurca em dois ramais – um em direção ao porto de Suape, em Pernambuco, e o outro até o porto de Pecém, no Ceará.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anuncia hoje (25) em Fortaleza a construção da nova ferrovia Transnordestina. Toda a obra envolve investimentos de R$ 4,5 bilhões, dos quais R$ 3,95 bilhões de financiamentos do governo federal. O projeto original da Transnordestina foi iniciado em 1990 e paralisado no final de 1992, segundo o Ministério dos Transportes.

Transnordestina é tão importante quanto a transposição do São Franscisco, diz Ciro – GERAL – O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, disse esta semana em Fortaleza que construção da Ferrovia Transnordestina, anunciada pelo presidente Lula em solenidade no Banco do Nordeste, é tão importante para a região quanto a transposição do rio São Francisco.
Ciro lembrou que é um apaixonado pelo projeto de transposição do São Francisco, mas que do ponto de vista econômico, “a Transnordestina, tem um impacto muito mais importante e muito mais imediato”.
O ministro acrescentou que “sem água não dá pra viver e o São Francisco é de importância vital para o povo, para as pessoas”. E reiterou a necessidade de “ajudar no esforço que o presidente Lula está fazendo porque se não fosse a determinação dele o projeto já teria sido abandonado há muito tempo”.
Segundo o ministro, “no sertão o que não falta é gente para trabalhar, vocação e potencialidade” e citou o exemplo de uma industria de calçados instalada em Sobral “que produz, com mais de 17 mil operários, 200 milhões de pares de sapatos, 50 milhões deles para a exportação”. E isso, disse ele, foi possível porque havia uma infraestrutura mínima no local.
Para Ciro, com a Transnordestina o “miolo” do Nordeste vai ganhar um impulso de desenvolvimento, com o escoamento garantido de seus produtos para os portos de Pecém, no Ceará, e de Suape, em Pernambuco.

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Fonte: Agência Brasil

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