Acordo garante acesso da Ferroban a Santos

A Ferroban e a MRS fecharam um acordo operacional para a construção (pela Ferroban) de uma segunda linha férrea na faixa de domínio da MRS, entre os pátios de Perequê e Valongo. A via deve ser construída em bitola mista e incluirá a recuperação estrutural para 30 toneladas/eixo da segunda ponte sobre o Rio Casqueiro. Os custos referentes à construção serão deduzidos do pagamento do direito de passagem exercido pela Ferroban nas vias concedidas à MRS. A dedução, a título de amortização do investimento, não poderá ser superior a 20% da tarifa de direito de passagem.

O acordo prevê que a segunda linha integrará os contratos de concessão e arrendamento da MRS. Conforme estabelecido na Resolução 945/05/ANTT, a MRS poderá implantar o terceiro trilho (em bitola métrica), na via atual, caso a Ferroban não construa a via. Assim que for concluída a implantação do terceiro trilho, a agência vai deliberar quanto à suspensão da circulação de trens de carga no trecho Samaritá – Estuário.

As duas concessionárias acertaram que os trens da MRS poderão circular, em regime de direito de passagem, nas vias da Ferroban no acesso aos pátios e terminais de Pederneiras e Campinas, atendendo aos clientes da malha paulista e respeitando o direito de preferência da Ferroban.

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Fonte: Folha de São Paulo

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